Jornal da Chapada

Filme sobre a história de Marighella é exibido pela TVE nesta sexta-feira

O longa é dirigido pela sobrinha de Marighella e mostra uma construção histórica e afetiva do homem que dedicou a sua vida pelo Brasil | FOTO: Jornal do Brasil |

Nesta sexta-feira (13), às 23h30, a TVE vai exibir o filme “Marighella”. Com direção de Isa Grinspum, a produção mostra o maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 1960, Carlos Marighella. Ele atuou nos principais acontecimentos políticos do país entre os anos 1930 e 1969 e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, sua vida foi um grande ato de resistência e coragem.

O longa-metragem que é dirigido pela sobrinha de Marighella, mostra uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. O filme tem narração do ator Lázaro Ramos e foi premiado no Festival de Cinema de Havana (2011), Mostra Internacional do Rio de Janeiro (2011), Mostra Internacional de São Paulo (2011), 7º Mostra dos Direitos Humanos (2012) e Ventana Sur (2012).

Pular para a barra de ferramentas