Ícone do site Jornal da Chapada

CCJ da Câmara de Salvador aprova a relatoria de Suíca que cria Conselho de Juventude

foto5
O vereador Luiz Carlos Suíca na reunião que aprovou o relatório sobre o Conselho da Juventude | FOTO: Divulgação |

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Salvador aprovou por unanimidade o relatório apresentado pelo líder da oposição, Luiz Carlos Suíca (PT), que cria o Conselho Municipal da Juventude de Salvador (COMJUV). Durante reunião da bancada nesta segunda-feira (9), Suíca ainda destacou o projeto de lei de sua autoria que cria do Conselho Municipal LGBT.

“Ambos os conselhos, se aprovados e colocados em prática, vão favorecer a participação de setores normalmente excluídos dos processos de escolha de novas políticas públicas para o município. Salvador ainda precisa avançar muito neste setor e considerar a juventude como parte fundamental do processo de participação popular. Se criar esses dois conselhos, a prefeitura vai estar, finalmente, implementando na capital políticas que já existem no governo estadual e federal, desde as gestões de Lula e Wagner”, salienta o petista.

De acordo com o edil soteropolitano, os conselhos vão seguir o rito dos outros já criados no município e no estado, com a participação de movimentos sociais e da sociedade civil organizada. “É preciso ampliar os mecanismos para erradicar o preconceito em espaço de poder, principalmente nas gestões públicas e apontar ferramentas para equilibrar a disputa também em partidos políticos e eleições”.

No caso do Conselho LGBT, Suíca aponta que também será mais um espaço para dar oportunidades para todos os setores participarem das elaborações de novas ações institucionais. “Temos que considerar ainda aqueles jovens de comunidades LGBTs que são oriundos das periferias, que representamos e defendemos. Tenho convicção de que a bancada da CCJ aqui na Câmara também apoiará essa ação”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas