A Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizará, com o apoio de organizações parceiras, o 5° Encontro Regional de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, no município de Jacobina, na Chapada Norte, entre os dias 25 e 27 de novembro. O evento é aberto ao público. Um dos objetivos é contribuir para o diálogo e a socialização de saberes sobre agroecologia e sustentabilidade no Semiárido entre agricultores familiares que comercializam alimentos saudáveis, isentos de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à população.
“Não são necessariamente iniciativas já consolidadas pela pesquisa, extensão ou instituições de ensino, mas principalmente as experiências que os próprios agricultores, que a gente acompanha, experimentam, desenvolvem e conseguem atender à demanda deles e da comunidade”, esclareceu o diretor presidente da COFASPI, Leonardo Lino. A abertura está prevista para o dia 25 de novembro, às 14h, no Camp Club, em Jacobina.
Serão discutidos temas como políticas públicas para o Semiárido, segurança alimentar e comercialização de produtos agroecológicos com a colaboração, respectivamente, do Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Coordenador Nacional da Articulação no Semiárido (ASA), Naidison Baptista; da presidenta da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes), Iara Andrade, e de outros participantes.
O evento também terá exposição de produtos da agricultura familiar e atrações culturais, a partir das 19h30, na concha acústica de Jacobina, com shows de Xangai no dia 25 de novembro, Maciel Melo e Maviael Melo no dia 26 de novembro, além de grupos locais como a Banda de Pífanos da comunidade Pau Ferro, em Jacobina.
Durante a programação do 5° Encontro Regional de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as também serão realizados, no dia 26 de novembro, intercâmbios para conhecer a produção agroecológica de famílias que recebem assistência da COFASPI ou de organizações e entidades parceiras em municípios baianos, além de caminhada, às 19h, com saída da praça da igreja matriz, em Jacobina. As informações são de Luna Layse Almeida, da COFASPI.