Ícone do site Jornal da Chapada

Governador Rui Costa inicia série de ações para impulsionar Sul da Bahia

foto6
O chefe do Executivo baiano durante entrevista para o programa da Secom | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

O programa Digaí, Governador! desta semana destaca várias ações do governo estadual para impulsionar o desenvolvimento na região sul da Bahia. “… [este] é um momento importante. Hoje eu estou aqui dando ordem de serviço [para] as obras do Hospital da Costa do Cacau [em Ilhéus], um equipamento moderno do tamanho que essa cidade merece”, enfatiza o governador Rui Costa, que esteve nesta segunda-feira (11) nesse município e em Itabuna. Esta edição do Digaí, Governador! foi gravada diretamente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde Rui participou da inauguração das novas instalações no Campus Jorge Amado da instituição.

“Aqui na região sul do estado nós temos projetos estruturantes como a ferrovia [de Integração Oeste Leste e] o Porto Sul”, ressalta o governador. O programa também aborda assuntos como a retomada da produção cacaueira na região, o Metrô de Salvador e viagens, no decorrer da semana, para entrega de obras e serviços – Rui também irá a Brasília nesta terça (10).

Saúde
Ao falar do Hospital da Costa do Cacau, Rui afirma que a unidade é para atender a toda região, não só aos moradores de Ilhéus. “… é um hospital regional e, junto com o hospital, nós vamos ter outro equipamento, a nossa policlínica, que é um consórcio de saúde”. O governador diz que “hoje [esta segunda] eu pedi pela manhã para os prefeitos acelerarem o processo de aprovação [do consórcio] na Câmara de Vereadores para que eu possa assinar… Portanto, são dois equipamentos que vão qualificar o atendimento aqui, garantindo a saúde pública de qualidade no sul da Bahia”.

Itabuna
Na cidade de Itabuna, Rui assinou ordem de serviço para o início das obras da Barragem do Rio Colônia. De acordo com ele, a obra chegou a ser iniciada no governo Jaques Wagner, porém a empresa, com poucos meses após o início da construção, abandonou as obras. “Felizmente […] uma [nova] empresa vai cumprir o contrato e hoje se inicia a obra dessa importante barragem, que vai resolver o problema de abastecimento de água em Itabuna, além, evidente, de prevenir eventuais enchentes do rio”.

Produção cacaueira
Outro assunto abordado é a retomada da produção de cacau no sul da Bahia. “Eu estou muito orgulhoso, muito feliz, de perceber e de constatar, em ver a imprensa nacional reconhecer, o esforço de todas as pessoas aqui da região, que têm trabalhado […] para retomar a produção do cacau [… e de] toda a cadeia produtiva”.

A ideia, como ressalta Rui, “é beneficiar, é produzir chocolate de alta qualidade para ocupar os principais mercados no mundo inteiro, deixando aqui na região um valor agregado muito maior. É como hoje o prefeito Jabes (Ribeiro, prefeito de Ilhéus) falava: uma saca de amêndoa de cacau é vendida por R$ 600. Um chocolate fino, na mesma proporção, [é vendido] por R$ 10 mil”.

Como explica o governador, o beneficiamento do cacau significa “mais riqueza e mais emprego na região, e esse é o nosso trabalho, e isso se soma a todos os projetos, eu diria, estruturados, que nós estamos fazendo aqui, da ferrovia, do porto, do novo aeroporto que vamos construir”. Ainda quanto ao desenvolvimento do sul baiano, Rui cita a consolidação da segunda universidade (a UFSB) na região – a primeira é a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Estação da Bonocô
Em relação ao Metrô de Salvador, o governador confirma a inauguração da Estação da Bonocô, na próxima sexta-feira (13), às 9h, com a presença do ministro das Cidades das Cidades, Gilberto Kassab. “Sexta-feira é dia de festa, eu diria não só para Salvador, mas para toda [a] região metropolitana e, porque não dizer, para a Bahia. […].o baiano, mesmo aquele que não mora em Salvador, fica orgulhoso de ver a sua capital com um metrô moderno e funcionando”.

Viagens nesta semana
Nesta terça (10), o governador estará em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para tratar de assuntos como o Polo Industrial de Camaçari, o preço da nafta e a necessidade da Petrobras chegar a um acordo com as empresas para o fornecimento da nafta “para que possamos atrair novas empresas para a Bahia e consolidar os investimentos. Tudo que nós precisamos, nesse momento, é mais investimento, mais geração de emprego e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

No sábado (14), Rui irá a Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco, onde entrega o Distrito Integrado de Segurança Pública. “[É um] equipamento importante porque reúne, em um módulo, a Polícia Militar e, no outro módulo, a Polícia Civil, lado a lado trabalhando pela segurança pública”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas