Ícone do site Jornal da Chapada

Temperatura segue elevada nesta quinta na Chapada Diamantina; previsão de céu ensolarado na Bahia

foto6
Na Chapada Diamantina, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com temperaturas elevadas | FOTO: Reprodução/Malucos por Aventura |

A massa de ar quente e seco que já vem atuando há várias semanas, continuará influenciando o tempo, mantendo assim, o céu com predomínio de sol em, praticamente, todo o Nordeste brasileiro. Na Bahia, esse sistema meteorológico, além de inibir as chuvas, também está contribuindo para elevar as temperaturas, principalmente, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde são esperados os maiores índices (com máximas variando entre 37°C e 40°C).

Outra consequência da persistência dessa massa de ar são os baixos índices de umidade, que em algumas localidades dessas regiões podem atingir valores abaixo dos 30%, o que já é considerado preocupante. Pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal seria de, no mínimo, 60%. Assim, recomenda-se evitar exercícios físicos e exposições prolongadas ao ar livre, principalmente, entre às 10hs e às 16hs.

Já em ambientes fechados, a sugestão é mantê-los umidificados, utilizando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc. Além disso, é de grande importância manter-se hidratado, consumindo bastante água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Leia também:
Chapada: Ibicoara e Vale do Capão têm focos de incêndio controlados; equipes monitoram as regiões
Massa de ar quente e seco continua influenciando o clima na Chapada Diamantina; baixa umidade preocupa
Chapada: Foco de incêndio atinge área do Vale do Capão; Andaraí também registra casos

Nas regiões Nordeste, Recôncavo e Sul, essa massa de ar também influencia o tempo, deixando o céu parcialmente nublado a claro, com poucas chances de ocorrer chuvas. Essa pouca nebulosidade também contribui para elevação das temperaturas nessas regiões, onde as máximas poderão variar de 31°C a 37°C, o que, somadas a umidade vinda do Oceano Atlântico, poderá aumentar as chances de ocorrer chuvas fracas, sobretudo, nas áreas litorâneas do Sul e Recôncavo (a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana).

Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro e temperaturas elevadas. Ainda assim, em algumas localidades das áreas serranas dessas regiões, são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C.

A primavera é a estação de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 12/11 (quinta-feira) e 13/11 (sexta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Leia também:
Chapada: Combate a grande incêndio em Ibicoara ganha reforço da equipe do Bahia Sem Fogo
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região
Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas