Mudança de estratégias, boas práticas de gestão e inovação. Essas foram as iniciativas adotadas pela empresária Patrícia Oliveira, da mercearia Doce Pão, em Morro do Chapéu, para vencer esse período de retração na economia e aumentar o seu faturamento. Com ações simples e planejadas, a empresária diversificou o negócio e aumentou em 65% o seu faturamento.
Antes de tomar a iniciativa, Patrícia participou da Feira Internacional de Panificação em São Paulo (Fipan), em uma missão empresarial organizada pelo Sebrae. Para a empresária, a ida ao evento foi importante para ampliar a visão de mercado e identificar novos nichos no segmento. “Durante a feira, pude perceber que era hora de inovar e buscar um diferencial para aumentar o número de clientes e o faturamento. A solução foi mudar de local e inserir novos produtos,”diz.
A empresária tinha uma padaria em um bairro afastado da cidade,e percebeu que, ficando distante do centro, onde o fluxo de pessoas é maior, poderia sofrer com o impacto da retração das compras. Patrícia resolveu, então, ir em busca de um ponto na avenida mais movimentada da cidade e inserir novos produtos e serviços. “Inseri a parte de mercearia, frios e congelados e coloquei todos funcionários com fardamento personalizado que adquiri na Fipan”, explica.
Outra novidade foi a implantação da máquina de café expresso, produto que não existia na cidade. “Morro do Chapéu é uma cidade fria, e as pessoas gostam de café. Pensando nisso, eu comprei uma máquina de expresso também durante a feira que está fazendo o maior sucesso”.
Depois de pouco tempo instalada no novo local, Patrícia implantou também um buffet para servir jantar e sopas. A iniciativa passou a atrair um público diversificado e agregou valor aos produtos comercializados na mercearia. “A pessoa que vem comprar o pão, às vezes, já leva a sopa, que está ali prontinha e quentinha. Outros vêm jantar aqui mesmo, para não ter trabalho em casa”, relata.
Com o sucesso alcançado, a empresária precisou contratar mais quatro funcionários para dar conta da demanda. “As vendas aumentaram tanto, que precisei contratar um funcionário para a produção, e mais três para a parte de atendimento. Inovando, inserindo novos produtos e atendendo o cliente de forma personalizada, com certeza, o empresário pode encarar esse atual momento da nossa economia. Estou muito melhor hoje do que antes da crise”, afirma.
Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, o empresário precisa se atualizar e inserir novo produtos e boas práticas de gestão para se destacar e se manter no mercado. “Com inovação e capacitação, o empresário consegue manter e atrair novos clientes. É preciso se destacar e buscar formas de fidelizar o cliente”. Da Agência Sebrae de Notícias.