Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio florestal que atingiu a Serra da Águia é controlado em Ibicoara

foto5
Brigadistas, bombeiros e voluntários comemoram a ação conjunta que resultou no controle do fogo na região da Chapada Diamantina | FOTO: Tayne Luz |

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informam que, através das ações realizadas pelo programa Bahia sem Fogo, foram controlados os focos de incêndios florestais registrados no município de Ibicoara, na Chapada Dimantina. Brigadistas voluntários, bombeiros militares e técnicos de fiscalização do Inema continuam atuando no monitoramento com a utilização de dois aviões tanque (modelo Air Tractor), um helicóptero, cinco veículos 4×4 e vans. Além disso, equipamentos de proteção individual e coletiva também ajudam os combatentes no controle dos focos. Os trabalhos agora consistem no monitoramento e rescaldo das áreas para que o fogo não retorne.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, o programa vem fazendo esforços para conter os incêndios florestais no Estado. “As atividades do Bahia sem Fogo começaram no primeiro semestre do ano, quando fortalecemos as atividades de prevenção com os cursos de formação de brigadistas, aquisição de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva distribuídos entre as brigadas voluntárias, além de sensibilização das comunidades, através de visitas técnicas e oficinas de educação ambiental”, destacou Cotrim.

A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do Oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.

Confira fotos de Tayne Luz do grande incêndio em Ibicoara:

1 / 10

Leia também:
Chapada: Ibicoara e Vale do Capão têm focos de incêndio controlados; equipes monitoram as regiões
Chapada: Foco de incêndio atinge área do Vale do Capão; Andaraí também registra casos
Chapada: Combate a grande incêndio em Ibicoara ganha reforço da equipe do Bahia Sem Fogo
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região
Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu
Chapada: Grupo do MST denuncia crime ambiental em Unidade de Conservação da Serra do Orobó

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas