Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Incêndio também atinge a Chapada dos Veadeiros; visitação é suspensa

foto5
Incêndio atinge 11 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Além dos incêndios na Chapada Diamantina, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atua no incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Por conta do fogo, o instituto emitiu nota onde suspende a visitação à unidade de conservação (UC) até o próximo domingo (15), quando uma nova avaliação da situação será feita. Esta medida visa preservar a segurança dos visitantes.

Os focos do incêndio na Chapada dos Veadeiros atingiram até esta sexta cerca de 11.500 hectares e foram causados por raios que atingiram área próxima aos limites do Parque, na noite do último sábado (7). Com o ar seco, dias quentes e sem chuva, o fogo se alastrou rapidamente para o interior da UC e para a área de visitação.

Uma equipe de 72 pessoas entre brigadistas do ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e brigadistas voluntários está atuando no combate ao incêndio. Além disso, o Parque conta com o apoio da brigada voluntária de Alto Paraíso, de membros do Conselho de Meio Ambiente de Alto Paraíso (Condema) e do Conselho do Parque (Conparque).

A partir desta sexta (13), o Parque contará com o auxílio de duas aeronaves (Air Tractor) para jogar água nas áreas de incêndio e de um helicóptero, contratado pelo Ibama, para o deslocamento dos brigadistas até locais de difícil acesso, por causa do relevo acidentado da região. Se não chover, o combate ao fogo deverá continuar por mais 4 dias. As informações são do site do ICMBio.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas