Ícone do site Jornal da Chapada

Governo intensifica ações de combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina

ftt
O fogo tomou proporções gigantescas na região do Parque Nacional e preocupa brigadistas e órgãos envolvidos no combate | FOTO: Edmar Carvalho |

Diante da incidência dos focos de calor e a propagação dos incêndios florestais registrados, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com isso, são intensificadas as atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo não tem poupado esforços para ajudar no combate aos incêndios florestais tanto na região da Chapada quanto no oeste. “Já temos em campo técnicos do Inema, além de 43 brigadistas e voluntários do Prevfogo e ICMBio, e 42 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região”.

A ação envolve ainda o trabalho de quatro peritos. Além disso, são utilizados dois helicópteros com ‘Bambi Bucket’ – equipamento para despejar água sobre incêndios florestais -, dois aviões Air Tractor, três carros tracionados (4×4), três vans e um ônibus, informou o secretário.

Leia também:
Fogo toma proporções gigantescas e consome o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Vídeo: Incêndio continua na Chapada Diamantina e combate segue nesta sexta

O governo enviou mais um helicóptero para combater o fogo na região do Mucugezinho | FOTO: Divulgação/Inema |

Ação em tempo integral
“Desde o período em que se intensificam as queimadas florestais, geralmente entre os meses de agosto a dezembro, a equipe da Sema, do Inema e os Bombeiros encontram-se em tempo integral na região para desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais”, ressalta a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim.

Segundo a coordenadora, até o momento, estão sendo combatidos pelos bombeiros e brigadistas focos de incêndios na APA Marimbus – Iraquara (em Lençóis); Parque Nacional da Chapada – Campo São João (Palmeiras); e Morro Branco (Vale do Capão); e Povoado do Correia (Mucugê).

Confira imagens do chefe de operação de campo do ICMBio, Edmar Carvalho, do incêndio na região do Mucugezinho:

1 / 17

Em Ibicoara, com o apoio do helicóptero, 15 brigadistas da cidade passaram esta sexta-feira (13) fazendo o rescaldo dos focos de incêndio. A BR-242 foi liberada na quinta (12), às 17h30, e nesta sexta os bombeiros continuam dando suporte ao combate dos focos de incêndio, com a ajuda de outro helicóptero.

De acordo com Fabíola Cotrim, as equipes permanecerão em campo, realizando o trabalho de combate ao longo da noite e em todo o final de semana. Os peritos enviados pela Sema/Inema já estão em campo realizando as devidas investigações para emitir os relatórios e laudos dos incêndios em Ibicoara e Marimbus-Iraquara (Mucugê).

Fogo voltou em Ibicoara
As últimas informações que chegam ao Jornal da Chapada dão conta de que o incêndio na região de Ibicoara voltou nesta sexta-feira (13). Com isso, as ações de combate continuam no município nesta final de semana.

Leia também:
Fogo continua afetando a Chapada Diamantina; presidente da Cifa sugere criar comando integrado
Chapada: Confira fotos de um dos maiores incêndios florestais que atingiu Ibicoara

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas