Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Terremoto de 7 graus na escala Richter abala Sudoeste do Japão

foto5
As ilhas japonesas estão situadas numa falha das placas tectônicas e que anualmente regista abalos violentos | FOTO: Reprodução/Carrossel Grande |

Um abalo sísmico de magnitude 7 na escala Richter atingiu nesta sexta (13) a costa sudoeste do Japão, informou o centro de Vigilância Geológica norte-americano (USGS). Segundo a USGS, o epicento do abalo foi registrado a 160 quilómetros da cidade de Makurazaki. Autoridades japonesas revelaram que o abalo causou vários tsunamis, de pequenas dimensões, que assolaram algumas ilhas. Não houve registro de danos graves. As autoridades locais aconselharam a população a deslocar-se para áreas mais elevadas.

As autoridades temem que tsunamis maiores possam surgir cerca de uma hora após o abalo sísmico, que se verificou às 18h51, no horário de Brasília. As ilhas japonesas estão situadas numa falha das placas tectônicas e que anualmente regista abalos violentos. O último grande abalo sísmico registrado no Japão foi em março de 2011, com um tsunami que atingiu violentamente a costa Norte do Japão.

Além de milhares de vítimas e da destruição de comunidades, as águas atingiram o sistema nuclear de Fukushima, danificando três reatores. O desastre nuclear, o pior desde a tragédia de Chernobyl, em abril de 1986, na antiga União Soviética, deixou uma grande área sem possibilidade de ser habitada ou explorada durante décadas. Da Agência Lusa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas