Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: O meio ambiente pede socorro, alerta deputado do PMDB

foto5
Chamas atingem também locais fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina, como em Ibicoara, na região do Lacrau | FOTO: Tayne Luz |

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina já é considerado um dos maiores desastres ambientais da Bahia. Ao todo, quatro focos foram registrados nesta terça-feira (17) e dois deles causam destruição há pelo menos 20 dias. Durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18), o deputado Pedro Tavares (PMDB) lamentou os prejuízos causados pelas chamas.

“A Chapada se transformou em um dos principais destinos turísticos do Brasil justamente por sua biodiversidade e beleza. É muito triste, pois são prejuízos incalculáveis. Espero que depois de todo esse sofrimento, haja um planejamento tanto de combate, quanto de prevenção, para que isso não volte a acontecer”, disse o peemedebista.

O parlamentar estadual, Pedro Tavares | FOTO: Divulgação |

Além dos impactos causados pelo fogo, Pedro Tavares se mostrou preocupado com outros problemas ambientais. A Barragem do Sobradinho, por exemplo, atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia.

“Infelizmente, o Sobradinho está quase em seu volume morto. O Rio São Francisco está passando por um momento crítico de seca, desmatamento e poluição. É necessário, mais do que nunca, que a sociedade e o poder público se atentem para essa luta. É preciso um trabalho de conscientização sobre a importância do meio ambiente e o nosso dever de preservá-lo para as próximas gerações”, alertou Tavares.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas