Ícone do site Jornal da Chapada

MPF vai investigar incêndios florestais que destroem a Chapada Diamantina

foto5
Procedimento do MPF provocou o ICMBio, Ibama e Sema para colher informações sobre providências adotadas para extinguir o fogo | FOTO: Dmitri de Igatu |

Os incêndios florestais serão alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF). Na última segunda-feira (16), o órgão em Irecê instaurou procedimento preparatório para apurar as providências adotadas pelos órgãos competentes para combater os focos de incêndio que atingiram a região da Chapada Diamantina no decorrer da última semana. Foram oficiados a unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Confira vídeo de combate ao fogo no Vale do Capão, dentro do Parque Nacional:

Leia também:
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada
Incêndio no Vale do Capão preocupa combatentes; ICMBio segue atuando em três focos
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco
Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina, diz governo

De acordo com o documento que instaura o procedimento preparatório – como é chamada a primeira etapa de uma investigação no MPF – o procurador da República, Márcio Albuquerque de Castro, concede o prazo de dois dias úteis, contados do recebimento dos ofícios, para que os órgãos prestem informações sobre as medidas adotadas para controlar a situação. Entre as informação solicitadas estão a quantidade, localização e extensão de todos os focos de incêndios, principalmente os que se situaram no interior e nas proximidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina; as providências adotadas por cada órgão visando o combate ao incêndio e os recursos materiais e humanos utilizados.

Vídeo do combate ao fogo em Mucugê, fora do Parque Nacional:

O MPF buscou saber, ainda, na ocasião, se os recursos empregados seriam suficientes e adequados para o combate eficaz ao incêndio e, no caso de não serem, quais os motivos para a não disponibilização do aparato minimamente indispensável e quais recursos materiais e humanos adicionais bastariam, com a indicação de entidades que poderiam ceder, ainda que temporariamente, recursos adicionais para apoiar a extinção do fogo. Requereu, também, informação detalhadas sobre os danos causados, especialmente no interior e nas proximidades do parque, e se núcleos populacionais foram atingidos pelo incêndio. Neste momento, o MPF aguarda o recebimento das informações para dar seguimento à investigação e adotar as medidas cabíveis. Jornal da Chapada, com informações do Ministério Público Federal.

Fotos dos combates aos incêndios na Chapada Diamantina:

1 / 122

Leia também:
Conversa bonita e mãos cheias de doces não resolvem o fogo na Chapada, diz presidente da Cifa
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas