Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Estado intensifica socorro na região do Sobradinho

foto5
A barragem de Sobradinho se encontra hoje na cota 381, com um volume total de água disponível de 6,052 bilhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 17,74 % da sua capacidade total de armazenamento | FOTO: Reprodução |

Nesta sexta-feira (20) o Governo do Estado autorizou o aporte de R$ 4,5 milhões para dar apoio aos municípios que margeiam o Rio São Francisco. E hoje mesmo mais quatro caminhões contendo equipamentos para captação de água foram enviados para as cidades de Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Sobradinho. A iniciativa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), faz parte do conjunto de medidas para minimizar os impactos do abastecimento de água na região em função da redução do nível da barragem de Sobradinho.

Na última semana foram enviados seis caminhões e outros cinco devem partir até a próxima quarta-feira (25), totalizando 15 caminhões de equipamentos que estão sendo desembarcados no núcleo regional da Cerb em Juazeiro, de onde serão distribuídos às prefeituras. Além de tubos foram enviados 17 conjuntos motobomba a diesel, mangotes de sucção completos, conjuntos de saída, bombas e tubos de engate rápido que foram cedidos pela Secretaria da Agricultura, numa ação conjunta com a SIHS. Novas aquisições de materiais estão previstas para os próximos dias, dando seguimento ao atendimento aos demais municípios localizados às margens do rio São Francisco, nos trechos que ficam a montante e a jusante da barragem.

“Essas ações são o reflexo de uma decisão recente do governador Rui Costa já que estamos enfrentando a mais grave seca que atinge o São Francisco desde a inauguração da barragem de Sobradinho”, disse o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. “O aporte de recursos e o envio de equipamentos são necessários porque com a redução do nível do reservatório, o relevo plano da região favorece o afastamento entre a água e os pontos originais de captação, o que acarreta diversos problemas às prefeituras e ameaça a segurança hídrica das populações ribeirinhas”, acrescentou Peixoto.

A barragem de Sobradinho se encontra hoje na cota 381, com um volume total de água disponível de 6,052 bilhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 17,74 % da sua capacidade total de armazenamento. Desse total, 5,45 bilhões de metros cúbicos são considerados como volume morto da barragem. Mas, com as recentes chuvas ocorridas na cabeceira da bacia do São Francisco já está sendo registrado um aumento significativo na afluência de água na barragem de Três Marias, que aumentou de 76 para 261 m³/s entre 15 e 19 de novembro, e também na barragem de Sobradinho que vem aumentando na razão de 10 m³/s ao dia, tendo subido de 500 para 590 m³/s.

O Secretário Cássio Peixoto ressaltou que no caso de Sobradinho o volume é considerado morto apenas para efeito de geração de energia, mas que pode ser captado das margens do lago para diversos usos e que é um volume suficiente para manter o rio São Francisco correndo a jusante por um período de 03 meses ou mais. ¨A nossa preocupação imediata é com os municípios localizados na borda do lago e é a eles, portanto, que estamos dando prioridade, já que a jusante da barragem temos um fôlego extra garantido pelo volume existente no lago¨, enfatizou Peixoto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas