Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Centro de reabilitação ajuda estudantes do município de Boa Vista do Tupim

foto5
Eduardo Freire durante atendimento no CER de Itaberaba | FOTO: Cel Santos/Ascom |

Estudantes especiais de Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina, são atendidos gratuitamente no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na cidade de Itaberaba, cerca de 46 quilômetros do município. Os alunos, com faixa etária entre 5 e 13 anos, frequentam o espaço uma vez na semana.

De acordo com a dona de casa Madalena Queiroz, o neto Eduardo Freire, de 5 anos, que tem paralisia cerebral, melhorou depois que começou a frequentar o CER. “Agora ele se alimenta sozinho, dorme bem e tem uma boa relação com os colegas da escola. Estou muito feliz em ver meu neto melhorando a cada dia”.

Lorana Ferreira já coloca em prática o que aprendeu | FOTO: Cel Santos/Ascom |

O centro existe há 12 anos e é mantido com recursos do município de Itaberaba em parceria com o programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde. Cerca de 450 pessoas de 13 municípios são atendidas por mês. O CER conta com uma equipe de psicólogos, neurologistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, além de terapeutas ocupacionais.

De acordo com a secretária de Educação de Boa Vista do Tupim, Claudionice Santos, o aluno é encaminhado ao centro quando os professores percebem alguma dificuldade no estudante aprender. “É um trabalho conjunto entre a educação e a saúde. Encaminhamos os nossos alunos especias ao centro para que eles possam ter melhores desenvolvimentos nas salas de aula”, explica a titular da pasta, relatando que este auxílio a crianças com transtornos mentais acontece há 3 anos.

Há um mês no centro, a pequena Lorana Ferreira, 6 anos, que tem transtorno mental, já coloca em prática o que aprendeu. “Ela faz as atividades da escola, adora pintar. Depois que ela começou a frequentar o centro, percebi que ela está menos agitada”, conta a avó da menina, Maria Ribeiro.

Confira galeria de imagens:

1 / 6
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas