Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Seção de Artes da PM amplia oferta de cursos de teatro e música no Pelourinho

PMBA inaugura Espaço Cultural de Artes no Centro Histórico. Foto: Carla Ornelas/GOVBA

foto5
PM inaugura Espaço Cultural de Artes no Centro Histórico, na capital baiana | FOTO: Carla Ornelas/GOVBA |

Oficinas de capoeira, teatro, iniciação musical e percussão são algumas das atividades que vão ser oferecidas, gratuitamente, na sede da Seção de Artes do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O espaço foi inaugurado na noite desta quinta-feira (26), na Rua João de Deus, n° 34, em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, esteve presente na inauguração do espaço. Moradores e turistas também compareceram ao evento que foi iniciado com um bate-papo sobre capoeira.

“Esta é mais uma ação do [programa estadual] Pacto pela Vida. É a presença da polícia nas comunidades. Escolhemos o Pelourinho por ser um marco histórico de beleza e cultura. Tudo começou aqui. Nosso objetivo maior é a inclusão de jovens e adultos. Queremos mostrar que estamos prontos pra servir [à população] de uma forma diferente, com os nossos policiais dando parte do seu tempo para trabalhar [junto] à comunidade”, afirmou o coronel.

Parceria
O imóvel utilizado pela Polícia Militar resultou de parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Segundo o chefe da Seção de Artes, capitão PM Elton Santana, a intenção é, cada vez mais, utilizar diferentes linguagens artísticas, como a dança, a música e o teatro, para socializar, ressocializar e sensibilizar a população.

Ele disse que “o objetivo desta sede [da Seção de Artes] é ser a casa do grupo de teatro e do coral da Polícia Militar da Bahia, de todos os músicos e policiais que utilizam arte e a capoeira para sensibilizar a nossa comunidade a se aproximar da Polícia Militar e formarmos a corrente do bem”.

O capitão informou ainda que, na área musical, por exemplo, vão ser realizadas oficinas de saxofone, clarinete, flauta doce, flauta transversal, iniciação à música e percussão. “Teremos ainda [oficina de] dança afro e teatro. Tudo isso de forma gratuita. Quem tiver interesse, é só entrar em contato com a gente, na sede da Seção de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”. Os próprios policiais militares vão ministrar as oficinas.

Capoeira
A apresentação de capoeiristas também fez parte do evento de inauguração. O estudante Zeus Galvão, 24 anos, não resistiu ao toque do berimbau, do pandeiro e do atabaque e participou da roda de capoeira. Para ele, um espaço que proporciona acesso à arte, à cultura e ao esporte é motivo para a juventude comemorar. “[Esta] é uma boa iniciativa, [que] pode tirar o foco das pessoas [e] dos adolescentes das drogas, do assalto, desse tipo de coisa”.

“Acho muito importante tirar as pessoas da rua e oferecer mais oportunidades a elas”, disse a vendedora Aparecida Bonetti, 42. Ao passar no local ela ficou surpresa quando soube que na Seção de Artes, instalada no casarão antigo, serão oferecidas gratuitamente diversas atividades.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas