Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Programa “Resíduos – do Lixão à Gestão Sustentável” será apresentado em Jacobina na quinta

foto5
No evento, serão demonstrados ainda os resultados do programa de descarte consciente de medicamentos de Jacobina | FOTO: Meramente Ilustrativa/Mary Melgaço |

Com o objetivo de debater o programa “Resíduos – do Lixão à Gestão Sustentável”, nove municípios integrantes da Bacia do Salitre estarão reunidos em Jacobina, na próxima quinta-feira (3), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O encontro contará com a presença dos promotores de Justiça Karinny Peixoto e Pablo Almeida e também da engenheira sanitarista e ambiental do Ministério Público estadual, Cristiane Tosta.

O encontro abordará a “Adequação da destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos”, “Elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” e “Resíduos de saúde e logística reversa”. No evento, serão demonstrados ainda os resultados do programa de descarte consciente de medicamentos de Jacobina, com a participação de uma drogaria da cidade, pioneira na adoção do programa, que promoverá uma demonstração do recolhimento de remédios vencidos ou não utilizados, através do equipamento apropriado, encaminhando-os para disposição final.

Será realizada, também, uma visita técnica ao aterro controlado da cidade de Jacobina para a verificação das medidas adotadas para reduzir os impactos ambientais e sociais do antigo lixão existente no local, bem como para debater as medidas que ainda precisam ser tomadas para a completa regularização da situação dos resíduos sólidos na cidade.

Foram convidados para o evento prefeitos, secretários e outras autoridades dos municípios de Campo Formoso, Jacobina, Jaguari, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova e Morro do Chapéu, além de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vigilâncias sanitárias municipais e Núcleo Estadual de Saúde. O evento será aberto ao público.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas