Ícone do site Jornal da Chapada

Dezembro segue com temperaturas altas em grande parte da Bahia

foto5
Nas regiões Nordeste, Norte e parte do São Francisco, onde esse sistema atua com mais intensidade, são esperadas as maiores temperaturas, com máximas variando entre 36°C e 39°C | FOTO: Reprodução |

O mês de dezembro inicia com mudanças nas condições do tempo quando comparado com o que vinha ocorrendo nos últimos dias, principalmente em relação às chuvas, que voltam a reduzir em, praticamente, toda a Bahia. Essa situação se deve à massa de ar quente e seco que ganha força, inibindo a formação de nebulosidade, deixando o céu com predomínio de sol, principalmente, na faixa centro-norte do Estado. Além disso, nas regiões Nordeste, Norte e parte do São Francisco, onde esse sistema atua com mais intensidade, são esperadas as maiores temperaturas, com máximas variando entre 36°C e 39°C.

Na faixa centro-sul e oeste, mesmo com menor intensidade, essa massa de ar também influencia as condições do tempo. Mesmo assim, o calor, somado aos altos índices de umidade, contribui para deixar o céu parcialmente nublado, mas, sem grandes chances de ocorrer chuvas. Apesar dessa nebulosidade, as temperaturas ainda permanecem elevadas, com máximas podendo chegar aos 38°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a massa de ar também deverá predominar, o que deixa o céu parcialmente nublado a claro e as temperaturas elevadas, com mínimas de 24°C e máximas de 33°C.

Em dezembro, com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 01/12 (terça-feira) e 02/12 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar entre 12 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas