Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar quente e seco continua ganhando força em toda a Bahia

foto5
Para as regiões do Recôncavo, Chapada Diamantina e Sudoeste, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas | FOTO: Reprodução/Site Numa Moto |

As condições do tempo previstas para os próximos dias não deverão ter mudanças significativas em praticamente toda a Bahia, ou seja, a massa de ar quente e seco continua ganhando força, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas na maior parte do Estado. Além de inibir a nebulosidade, essa massa de ar também contribui para elevar as temperaturas em todo o território baiano. No entanto, são nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde são esperados os maiores índices, com máximas podendo chegar aos 39°C.

Com essa previsão de tempo quente e seco, especificamente, no Norte e Nordeste do Estado, aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas. Com isso, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de rotina, como: preparação do solo para o plantio, renovação de pastos, queima de lixos, etc, uma vez que, com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo pode dar origem a uma grande queimada.

Mesmo com essa massa ganhando força, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, no extremo sul das regiões Oeste e São Francisco, bem como, nas localidades mais próximas ao litoral do Sul do Estado. Como típica da época do ano (aproximação do verão), essas chuvas serão mais frequentes nos final da tarde e início da noite. Para as regiões do Recôncavo, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde esse sistema também está influenciando o tempo, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, além de manter o céu ensolarado e sem chuvas, essa massa de ar também deixa as temperaturas elevadas, com mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Em dezembro, com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 02/12 (quarta-feira) e 03/12 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar entre 12 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas