Ícone do site Jornal da Chapada

Festival Canto do Jacuípe celebra produção musical na Bahia

foto5
O evento apresentará músicas inéditas com uma roupagem popular | FOTO: Reprodução |

Nos dias 12 e 13 de dezembro, será realizado o 1º Festival de Música Canto do Jacuípe, evento realizado pelo Consórcio Jacuípe, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O Festival será realizado em Pintadas, no território de identidade Bacia do Jacuípe, e promoverá a produção musical de 16 municípios da região, visando potencializar, desenvolver e difundir o ciclo produtivo e criativo da musicalidade do Território em toda a sua diversidade.

O Festival reunirá compositores, intérpretes músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da microrregião através da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções. O evento apresentará músicas inéditas com uma roupagem popular, visando potencializar os movimentos artísticos/culturais, além de promover o debate sobre valores e saberes da cultura popular e formação de público e viabilidades para a autossustentabilidade.

Para o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult, Sandro Magalhães, a iniciativa é resultado do esforço da Secretaria em realizar ações com consórcios públicos. “Um dos avanços para consolidar a política de territorialidade da cultura na Bahia é estruturar espaços de governança territorial. Hoje, trabalhamos para fortalecer os colegiados de desenvolvimento territorial, e, com essa primeira ação, buscamos sensibilizar e atrair consórcios públicos territoriais para pensar o desenvolvimento dos seus municípios e territórios através, também, da cultura”, analisou Sandro.

O superintendente destacou que o Governo do Estado da Bahia tem fomentado e incentivado a organização dos consórcios públicos, dentro das ações de planejamento. “A gestão compartilhada é uma alternativa para solucionar eventuais questões por meio de políticas e ações conjuntas. Essa iniciativa é estratégica para o governo estadual e, no âmbito da Secult, para promover mais ações culturais no território. Estamos muitos satisfeitos em realizar, junto com o consórcio, uma ação cultural que envolverá 16 municípios”, reforçou.

Programação
A programação inicia no sábado (12), a partir de 14h, com a abertura do festival e recepções para os municípios. Além disso, haverá a feira de fruição e comercialização de produtos e serviços da economia criativa e solidária da cultura; sorteio para definir a ordem de apresentação dos candidatos e início das apresentações da etapa eliminatória Festival Canto do Jacuípe. Às 22h, haverá show e apresentações musicais.

No domingo (13), a partir de 9h, haverá fórum cultural com o tema Sistemas Municipais de Cultura – Os desafios da gestão cultural. A partir de 14h, será realizada novamente a feira de fruição e comercialização de produtos e serviços da economia criativa e solidária da cultura. Às 19h, serão realizadas as apresentações da etapa final do Festival, com show e apresentações musicais.

O Território
O Território Bacia do Jacuípe, encravado no semiárido baiano, atualmente é constituído por 15 municípios: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairí, Gavião, Pé de Serra, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Capim Grosso e Riachão do Jacuípe. Foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) como território de identidade, por sua identidade sociocultural e por sua proximidade geográfica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas