Ícone do site Jornal da Chapada

Padroeira da Bahia recebe homenagens nesta terça-feira

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Fotos: Carla Ornelas/Secom

foto5
Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia | FOTO: Carla Ornelas/Secom |

Tradição secular, que acontece há mais de 400 anos, a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia, é realizada nesta terça-feira (8), sob o tema Nossa Senhora da Conceição da Praia nos aponta: Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai. As homenagens se concentram na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e dão seguimento ao calendário de festas populares do Estado, iniciado na última sexta-feira (4), com a Festa de Santa Bárbara.

Nesta terça-feira, enquanto fieis católicos celebram a Imaculada Conceição, Mãe de Jesus, adeptos do candomblé se vestem de amarelo para homenagear Oxum, rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor, com quem a santa faz sincretismo nas religiões de matriz africana. O novenário preparatório para o grande dia, que teve início no dia 29/11 (domingo), segue até esta segunda-feira (7/12), sempre às 19h30. No dia dedicado à Padroeira da Bahia, baianos e turistas podem saudar a grande homenageada participando da programação, cujo ponto alto é uma procissão, às 10h30. O cortejo toma as ruas do Comércio, até a Conde dos Arcos, e retorna pela Avenida da França até a Basílica.

A primeira missa do dia é rezada às 5h. Em seguida, as celebrações se sucedem às 6h, 7h e 9h, com a missa solene sendo presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. Às 12h30, uma missa fecha as celebrações na parte da manhã. À tarde, acontecem celebrações às 14h e 15h30. Às 18h, a programação religiosa é encerrada com a Missa da Amizade. Nas imediações do Mercado Modelo, barracas de comidas típicas e bebidas e música dão o tom da parte profana da festa.

História
A devoção a Nossa Senhora da Conceição remete à própria origem de Salvador, pois a imagem da santa foi trazida por Tomé de Sousa. Foi o primeiro governador-geral do Brasil quem mandou construir uma igreja de taipa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, a fim de colocar ali a imagem da virgem que ele havia trazido de Portugal.

As pedras com as quais foi construída a atual igreja, elevada à categoria de basílica em 1946, foram todas trazidas de Portugal. No ano de 1938, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano de 2010, o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo elevou a igreja ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas