Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Tremor atinge região oeste com epicentro próximo de Mansidão

foto5
O abalo foi registrado pela estação da USP que fica a 220 quilômetros do local do epicentro | FOTO: Reprodução/Centro de Sismologia da USP |

Um abalo sísmico de magnitude 3,8 atingiu a região oeste da Bahia no final da manhã desta quarta-feira (9), segundo informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor ocorreu pouco antes das 12h, no horário local. O epicentro foi registrado perto do município de Mansidão. Foi o segundo tremor de terra registrado na Bahia em pouco mais de um mês. O professor e técnico de sismologia da USP, José Roberto Barbosa, disse que ainda não há informações sobre o número de cidades atingidas, mas é possível que localidades em um raio de até 50 quilômetros possam ter sentido o abalo, considerado leve.

“Esse tremor certamente foi sentido em várias cidades próximas, mas ainda não é possível dizer quais. Tem características de tremor de terra natural, ocasionado pela movimentação das placas tectônicas”, destacou, em contato com o G1. O abalo foi registrado pela estação da USP que fica a 220 quilômetros do local do epicentro. “Ele foi registrado exatamente às 12h49min e 53s, no horário de Brasília [11h49min e 53 seg], e alcançou magnitude de 3,8 na escala Richter. Não sabemos quanto tempo durou, mas deve ter sido poucos segundos. Não é um evento universalmente forte, mas a nível de Brasil é um evento importante”, disse o professor.

Edna Ferreira Dias, secretária de Cultura, Esporte e Lazer do município de Mansidão, informou que, no centro da cidade, várias pessoas saíram correndo de casa durante o abalo. “Atingiu o centro da cidade e alguns povoados. A cidade inteira sentiu. Foi um tremor bem fraco, mas algumas pessoas disseram que sentiram as paredes das casas tremerem. No momento do abado, as pessoas saíram correndo das casas porque não estavam entendendo o que estava acontecendo. Foi uma coisa que ninguém esperava”, destacou. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas