Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Parque onde fica a Cachoeira do Buracão é fechado em Ibicoara

foto5
Guias e condutores estão atuando no combate ao fogo em outras regiões e, por isso, não podem levar turistas para o Parque do Espelhado, onde fica o Buracão | FOTO: Jornal da Chapada |

A mobilização e a situação envolvendo o combate aos focos de incêndios na região do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, fizeram a prefeitura local fechar temporariamente, a partir desta quinta-feira (10), o Parque Natural Municipal do Espelhado, onde fica a Cachoeira do Buracão. A ação aconteceu por meio da portaria nº3 de dezembro de 2015, publicada nesta quarta no Diário Oficial do Município.

Em contato com o Jornal da Chapada, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo informa que não há fogo na região do Parque do Espelhado e que o fechamento é por motivo de segurança, já que os guias e condutores do parque estão atuando como brigadistas voluntários nos focos de incêndio no município.

Em nota emitida pelo Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio) na última terça-feira (8), as trilhas para as cachoeiras da Fumacinha e Véu de Noiva também foram interditadas por causa das chamas que consomem a vegetação em Ibicoara. No município, o fogo foi controlado na região do Baixão, mas ainda há focos preocupando os combatentes na área conhecida como ‘Madeira Seca’.

Confira portaria publicada pela Prefeitura de Ibicoara:

Jornal da Chapada

Confira álbum de imagens de Sandro Santos Ribeiro:

1 / 8

Leia também:
Trilha da Fumaça funciona normalmente no Vale do Capão; a recomendação é utilizar guias
Trabalhos de combate ao fogo na Chapada Diamantina continuam; confira situação atual
Fogo na Chapada: Ibicoara tem duas trilhas para cachoeiras interditadas e combate é intensificado

Leia também:
Brigada alerta para fogo que se aproxima de casas e da área urbana em Lençóis; chamas voltam no Capão
Fogo na Chapada: Fumaça é novamente fechada e mais três atrativos da região têm visitação suspensa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas