Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Fórum amplia debates sobre gestões públicas na região da Chapada Diamantina

foto5
O Grupo Orcoma levou palestrantes de peso para discutir sobre a gestão pública | FOTO: Divulgação/Hugo Fotos |

O primeiro Fórum de Gestão Pública de Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi considerado um sucesso pelos presentes e pelos organizadores e parceiros. O evento aconteceu no dia 10 de dezembro, no auditório da Uneb e foi idealizado e organizado pelo Grupo Orcoma (Organização Contábil Mascarenhas) representado pelos contabilistas João Albino Rios Mascarenhas e os filhos Marcelo, Jacson e a advogada tributarista Jaciane Souza Mascarenhas. O evento contou com o apoio da Staf Tecnologia Betha, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e Evolução AR Certificadora.

Esse evento tratou do tema “Perspectivas Futuras para Administração Publica” e foi o segundo evento do tipo realizado pelo Grupo Orcoma. O primeiro aconteceu no dia 8 de dezembro do ano passado, no município de Maracás. “Na verdade, este fórum tem como objetivo assegurar a atualização de gestores, servidores e demais agentes políticos, contribuindo diretamente na melhoria de suas performances, visando maior eficiência nas políticas públicas dos municípios, tendo como pilar a Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]”, informa doutor Marcelo Mascarenhas, diretor do grupo.

O presidente do Grupo Orcoma, João Albino Mascarenhas Rios, fez o pronunciamento de boas-vindas | FOTO: Jornal da Chapada |

Solenidade de abertura e as primeiras palestras
O evento foi aberto e logo se deu a composição da mesa de trabalho com o presidente do Grupo Orcoma, João Albino Rios Mascarenhas, o auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) doutor Antônio Dourado, o controlador-geral também do TCM, Vitor Maciel e o cientista social, professor Evandro Calisto. Também fizeram parte da mesa, o representante da Inspetoria Regional do TCM em Itaberaba, Nelson Magalhães Silva, o gerente comercial da Staf Tecnologia e Betha Sistemas, Ronaldo Aelo, do diretor da Evolução Consult, Jacson Souza Mascarenhas e o representante do Imap, Anderson Cruz.

Após entonação do hino nacional, o evento foi oficialmente aberto com um pronunciamento de boas-vindas do presidente da Orcoma João Albino. Em seguida, desfez-se a mesa para a realização da primeira palestra do evento proferida por Evandro Calisto. Com uma metodologia acessível e irreverente, o professor deu uma aula sobre o tema “Percepção Sistêmica e o Papel do Poder Público na Eficientização da Aplicação dos Recursos Públicos. Durante a explanação de Evandro Calisto, o público interagiu e esclareceu dúvidas.

“Fizemos algumas reflexões sobre questões interessantes na gestão pública, na possibilidade de percepção. Apontamos novas perspectivas e visão em relação as muitas mudanças administrativas que, por hoje passa o Brasil, além da simplicidade burocrática no serviço público. Tentamos trabalhar hoje para solucionar problemas para o cidadão, para a cidade e para o mundo. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar o Grupo Orcoma pela iniciativa em realizar este evento, pela boa vontade e empreendedorismo que eles propõem, que é juntarmos todos para pensarmos juntos”, pontua o cientista social.

Plateia formada por agentes públicos e por representantes do Ministério Público Estadual | FOTO: Jornal da Chapada |

A plateia foi formada por servidores que atuam nas áreas de controle e auditoria dos poderes municipais de Itaberaba e região da Chapada Diamantina, a exemplo de secretários municipais, administradores escolares, controladores internos de Câmaras e Prefeituras, assessores contábeis, jurídicos e outros. Participaram do evento comitivas de 13 municípios, sendo eles: Wagner, Boa Vista do Tupim, Itaberaba, Marcionílio Souza, Conceição do Jacuípe, Salvador, Rafael Jambeiro, Lafaiete Coutinho, Itaetê, Iramaia, Ipirá, Maracás e Ibiquera. Representando o município de Itaberaba, se fez presente o presidente do Poder Legislativo Zenildo Nascimento Aragão (Paraná), além de servidores da prefeitura e da Câmara.

“Excelente a iniciativa do Grupo Orcoma Contabilidade, palestrantes profissionais, técnicos, plateia preparada, motivada e receptiva. Um evento importante, parabenizo a Orcoma em nome de João Albino, Marcelo e Jacson por aprimorar a questão da gestão pública de Itaberaba. Acredito que os objetivos foram alcançados”, declara o procurador Jurídico da Câmara de Itaberaba, doutor Oacir Silva Mascarenhas.

O técnico do TCM, Antônio Dourado, na palestra sobre o tema ‘Gestão Fiscal Responsável e o Encerramento do Exercício’, focou na rejeição de contas por ultrapassarem o índice com pessoal, assunto que o TCM tem se debruçado tendo em vista, que mais de 80% dos municípios estão gastando mais do que a Lei determina.

Comitivas de 13 municípios participaram do Fórum organizado pelo Grupo Orcoma | FOTO: Divulgação/Hugo Fotos |

“Hoje estou em Itaberaba para participar de um treinamento específico de gestão pública para as pessoas que trabalham especificamente com municípios. Ao longo desses 30 anos tenho trabalhado na função de ensino do Tribunal de Contas. Minha função especifica no TCM é de orientar. Vejo que há uma carência ainda muito grande nesse sentido. Tenho entendido e tenho tentado passar isso para os gestores, porque nem sempre o cometimento de irregularidades é intencional, muitas vezes é por falta de conhecimento do que é correto. É por isso que muitas contas são reprovadas”, aponta Dourado.

Já o controlador-geral do TCM, Vitor Maciel, falou de ‘Contabilidade Aplicada e o Encerramento do Exercício’, focando na melhor aplicação do recurso público em face da crise econômica que assola o país e que tem reflexo nos municípios, pois atinge a saúde, a educação, a segurança. “O Tribunal de Contas, enquanto auxiliar do Poder Legislativo, embora autônomo, emite um parecer opinativo, o julgamento das contas dos gestores continuam no Legislativo. Nosso papel é de acompanhamento da correta aplicação dos recursos públicos em confronto com as normas. Então, o TCM não é o algoz das administrações, dos prefeitos, é tão somente o guardião da correta aplicação dos recursos públicos a partir da Legislação vigente”, declara Maciel.

O evento aconteceu no dia 10 de dezembro e foi considerado um sucesso | FOTO: Jornal da Chapada |

Fechando o evento, o diretor da Orcoma Marcelo Souza Mascarenhas, que é contador, bacharel em administração, especialista em Gestão, Controladoria e Auditoria de Contas Públicas, fez uma breve apresentação do grupo de contabilidade. “O objetivo do grupo é também a socialização do conhecimento em torno da gestão pública, um assunto amplo que deve ser mais bem debatido. Nada melhor do que trazer gestores, secretários, vereadores, servidores públicos para debaterem esses assuntos, focando nos acontecimentos da atualidade e prevendo as perspectivas futuras da administração pública”, conclui Marcelo. A palestra ministrada por Marcelo Mascarenhas mostrou importantes dados econômicos do país e impactos da crise nas contas públicas.

Fazendo um balanço do evento, o presidente do Grupo Orcoma Contabilidade, João Albino Mascarenhas declarou que o objetivo foi alcançado. “Nossa missão foi cumprida, pois um dos nossos objetivos é proporcionar o aperfeiçoamento do conhecimento das pessoas, especificamente dos gestores públicos, vereadores, contadores, enfim, de todos os segmentos da sociedade. E para isso trouxemos pessoas de nome e renome como Evandro Calisto, Vitor Maciel e Antônio Dourado, que deram verdadeiras aulas de conhecimento para os presente, estamos realizados”.

Jornal da Chapada

Confira galeria de eventos:

1 / 15
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas