Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da Chapada Diamantina decretam situação de emergência por causa da estiagem; confira aqui

foto
As chamas atingiram regiões de Ibicoara, Jacobina, Andaraí, Palmeiras e Lençóis causando prejuízo inestimável ao ecossistema | FOTO: Homero Vieira/Cifa |

Pelo menos mais três cidades da Chapada Diamantina entraram em situação de emergência. Os municípios de Utinga e Tapiramutá declararam a estiagem como a causa para seus decretos. Já na terceira cidade, Palmeiras, foi decretada situação de emergência em toda a sua zona rural por conta dos incêndios propriamente ditos, que atingiram especificamente as áreas da Serra do Sobradinho, Campos, Cachoeira do 21, Boqueirão, Gerais da Fumaça e Morro Branco.

A prefeitura de Palmeiras afirma não possuir mais recursos para apoiar aos combates ao fogo que atingiu áreas de visitação turística, que geram renda aos munícipes e ao município. No decreto do prefeito Adriano de Queiroz Alves fica autorizado a evacuação das residências em risco eminente de serem atingidas pelo fogo.

Vale do Capão
Durante a noite de domingo (13) uma equipe com oito brigadistas da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) passou a noite na serra realizando o rescaldo na área próxima a Fumaça e Toca da Maternidade. A equipe que foi à localidade na manhã desta segunda-feira (14) afirmou que não há mais linha de fogo na Fumaça, mas que o rescaldo ainda é fundamental para que as chamas não retornem na hora mais quente do dia. Já são mais de 7 dias de combate com equipes 24h na serra.

Fogo em Barra da Estiva chegou ao Morro do Ouro no final de semana | FOTO: Homero Vieira/Cifa |

Leia também:
Fogo na Chapada: Brigadistas de Lençóis recebem mais ajuda voluntária e reclamam da falta de apoio do município

Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina se alastra e dizima fauna e flora; confira imagens

Justiça Federal acolhe ação das Defensorias da União e do Estado para combate a incêndios na Chapada

Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

Ações governamentais
Ao mesmo tempo, o governo estadual emitiu o Decreto nº 16.462 reconhecendo os prejuízos causados pela estiagem prolongada à saúde dos cidadãos, e na última sexta-feira (11) decretou situação de emergência em mais da metade dos municípios baianos, 251 ao total. Destes, o Governo Federal já reconheceu 130 municípios em situação de emergência, que receberão apoio da Defesa Civil Nacional.

Segundo informações da Tribuna da Bahia os municípios afetados pela seca estão recebendo ajuda do Exército através da VI Região Militar e 1.100 carros-pipas estão abastecendo as áreas da zona rural. O Exército deslocou unidades de cinco batalhões da Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Cachoeira do Buracão poderá receber visitas novamente
A prefeitura municipal de Ibicoara suspendeu nesta segunda-feira (14) a portaria nº3 de dezembro de 2015 em que comunicava o fechamento temporário do Parque do Espelhado. O parque, onde está localizada a cachoeira do Buracão, havia sido fechado para visitações na última quinta (10).

Os focos na região estão controlados. Estão sob controle também, os focos em Barra da Estiva e Andaraí, de acordo com o presidente da Cifa, Homero Vieira. “A incompetência dos nossos órgãos ambientais é algo singular. Seus técnicos burocratas estão queimando a Chapada Diamantina, que o Exército nos ajude”, dispara Vieira, que atua há mais de dois meses em combates às chamas na região. Jornal da Chapada com informações da Tribuna da Bahia.

Confira vídeo do fogo em Barra da Estiva:

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas