Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chamas retornam em Ibicoara e brigadistas reclamam de negligência no monitoramento

foto5
No município de Andaraí, o fogo já consumiu 90% de uma das ilhas do Rio Paraguaçu | FOTO: Homero Vieira |

Brigadistas dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) ficaram frustrados após reignição do incêndio em Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo o presidente da Cifa, Homero Vieira, em contato com o Jornal da Chapada, nesta terça-feira (15), eles conseguiram controlar o incêndio em Ibicoara, mas o fogo voltou após deixarem o trabalho de monitoramento, ação que seria feita sob orientação do coordenador estadual do Prevfogo, Denílson Oliveira.

“Restava apenas o monitoramento da área, mas tivemos a notícia do reinício do fogo. Deixamos o local na tarde do sábado [12] para atuar no fogo em Andaraí, onde ajudamos a debelar dois focos descontrolados em ilhas do Rio Paraguaçu, que queimou cerca de 90% de uma das ilhas”. Homero afirma que o fogo no Baixão, em Ibicoara, ameaça a comunidade local.

Homero Vieira é presidente da Cifa e é um dos críticos à atuação do poder público no combate ao fogo na Chapada | FOTO: Divulgação |

Leia também:
Combate ao fogo na Chapada Diamantina terá o reforço de 47 brigadistas da Defesa Civil Nacional

Municípios da Chapada Diamantina decretam situação de emergência por causa da estiagem; confira aqui

Governo anuncia o envio de mais dois helicópteros para combater incêndios na Chapada Diamantina

Ele ainda denunciou que há muitos técnicos em busca de autopromoção e outros que se preocupam apenas com suas diárias. Para Vieira existe uma “indústria do fogo”. “Outro incêndio, o de Lençóis, já é avistado de Andaraí. Solicitamos uma aeronave para que possamos fazer um levantamento e estratégia de combate”, pediu.

De acordo com o brigadista, nenhum Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi entregue a eles. “Eu mesmo fiquei impossibilitado de ir para o combate por falta de uma bota”, afirmou Homero. Os governos estadual e federal confirmaram a ajuda com pessoal e equipamentos, que não chegaram à Ibicoara, conforme Vieira. “Aguardamos que a decisão da Justiça seja cumprida, e que o governo federal nos mande o exército para que possamos virar esta página”.

Jornal da Chapada

Confira imagens do fogo em Andaraí:

1 / 7

Leia também:
Fogo na Chapada: Brigadistas de Lençóis recebem mais ajuda voluntária e reclamam da falta de apoio do município
Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina se alastra e dizima fauna e flora; confira imagens
Justiça Federal acolhe ação das Defensorias da União e do Estado para combate a incêndios na Chapada
Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas