Ícone do site Jornal da Chapada

Combate ao fogo na Chapada Diamantina terá o reforço de 47 brigadistas da Defesa Civil Nacional

Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina (Mateus Pereira/GOVBA)

foto5
Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

O Governo do Estado garantiu o envio de uma equipe da Defesa Civil Nacional, formada por 47 pessoas, para ampliar a ação de combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Os brigadistas devem chegar à região nesta quarta-feira (16), após articulação feita pela Casa Civil, por meio da Defesa Civil baiana. Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) contratou mais dois helicópteros para utilização na luta contra o fogo na Chapada. O primeiro chegou à cidade de Jacobina ainda na tarde de segunda e o outro tem previsão de iniciar a operação nesta terça.

Foram investidos, também pelo governo estadual, R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. O material foi entregue para brigadistas voluntários neste domingo (13) no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis. Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), cinco helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).

“É importante a parceria de todos para que juntos possamos ter maior efetividade nas ações de combate. Toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) está sendo utilizada para fortalecer esse trabalho. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições”, afirmou o titular da Sema, Eugênio Spengler, que conta com a atuação na região dos órgãos do Governo Federal.

O secretário viajou para a Chapada, onde participou nesta segunda-feira (4), em Jacobina, de uma reunião com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, e prefeitos da região. O encontro que reuniu representantes do Ministério Público e da sociedade civil, além de brigadistas e bombeiros que compõem o programa Bahia Sem Fogo, teve como objetivo alinhar as ações de combate aos focos de incêndio.

Leia também:
Municípios da Chapada Diamantina decretam situação de emergência por causa da estiagem; confira aqui
Governo anuncia o envio de mais dois helicópteros para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fogo na Chapada: Brigadistas de Lençóis recebem mais ajuda voluntária e reclamam da falta de apoio do município
Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina se alastra e dizima fauna e flora; confira imagens
Justiça Federal acolhe ação das Defensorias da União e do Estado para combate a incêndios na Chapada
Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas