Ícone do site Jornal da Chapada

Autódromo Internacional da Bahia inaugura pista de velocidade na terra

Marcelo Reis Credito Obrigatorio

foto5
Pista de velocidade na terra compõe o Autódromo Internacional da Bahia | FOTO: Marcelo Reis/Setre |

Foi dada a largada. A primeira prova do Autódromo Internacional da Bahia, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana da Salvador (RMS), foi realizada no domingo (20), quando foi inaugurada a pista de velocidade na terra. Os vinte carros que disputaram a final do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, levantaram poeira e agitou o bom público que foi conferir a prova. O piloto baiano, Jackson Sodré, fez história ao vencer a primeira prova disputada no autódromo. Batizado de Racinhg Day, a atividade reuniu os amantes do automobilismo e levou para o evento exposição de carros, som automotivo, desfile de motos e manobras radicais.

O Circuito de Velocidade na Terra de São Francisco do Conde possui 1.600m de extensão, 14m de largura e 200 metros de box. A arquibancada natural conta com uma visão privilegiada de todo circuito. A primeira fase do equipamento – o primeiro multifuncional do país – além de velocidade na terra, vai abrigar provas e kart (com pista de 1.780 metros), arrancada (800 metros) e motocross (mil metros). Na segunda fase, respeitando as normas internacionais, será construído o autódromo, a partir da ampliação da pista do kart para 3.800 metros com 30 boxes.

“É o primeiro passo da realização de um sonho. São Francisco do Conde agora é a Casa do Automobilismo baiano e, futuramente, será umas das pistas mais importantes do cenário nacional”, disse emocionada a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais. Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro “a inauguração é o início da incorporação da Bahia no cenário nacional e internacional do automobilismo”.

O vice-governador, João Leão, representando o governador Rui Costa, falou sobre os benefícios que o equipamento deve levar para a região. “Um equipamento como esse movimenta toda uma cadeia produtiva. Gera trabalho e renda, desde a construção até o seu funcionamento, como podemos observar hoje, com a boa movimentação dos comerciantes locais”, elencou.

“A obra demonstra o comprometimento do governo com o segmento automobilístico e o apoio ao esporte de alto rendimento. Esse autódromo vai trazer para a Bahia competições de grande porte”, ressalta o secretário do Trabalho e Emprego, Álvaro Gomes, presente na inauguração. Também estiveram presentes o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida e autoridades locais.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas