Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Convênio em Palmeiras garante a ACV-VC como administradora do Parque Municipal do Riachinho

foto5
A cachoeira do Riachinho fica no entorno do Parque Municipal na região do Vale do Capão, em Palmeiras | FOTO: Reprodução/Açony Santos |

A prefeitura municipal de Palmeiras, na Chapada Diamantina, celebrou o convênio com a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) conforme publicação no Diário Oficial na última quarta-feira (23) ao sancionar a lei nº 634/2015. Com isso, a ACV-VC será a entidade responsável pela administração do Parque Municipal do Riachinho com guias até o dia 31 de dezembro de 2016 podendo ser renovada posteriormente.

Com sede situada na entrada da Cachoeira da Fumaça, a associação mantém ações como a Brigada Voluntária do Vale do Capão (BV-VC), que combate incêndios florestais há mais de 10 anos e realiza também busca e salvamento na área do Parque Nacional e entorno. Conforme dados da diretoria, a ACV-VC também possui histórico de resgates em ambientes naturais e, dessa forma, traz segurança aos visitantes da Chapada Diamantina, especialmente do Vale do Capão.

Essa associação realiza cursos de capacitação aos guias em um turismo sustentável e envolve a comunidade, trazendo novas diretrizes, além de organizar mutirões de coleta de lixo dentro do Vale e em suas trilhas, conscientizando a população e os visitantes sobre a questão da coleta seletiva e manejo de resíduos orgânicos. Também participa diretamente da gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina, por meio do Conselho Consultivo do Parque Nacional.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas