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Ouvidoria Saeb tem quase 100% de resolução em 2015

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De acordo com os dados apresentados pela ouvidoria do órgão, o período médio para resposta aos solicitantes é de, no máximo, cinco dias úteis | FOTO: Reprodução |

Com 955 ocorrências registradas em 2015, a Ouvidoria da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) alcançou a resolução de 97,17% das solicitações enviadas pelos cidadãos baianos. Os números foram levantados no período de 1º de janeiro a 21 de dezembro e correspondem a solicitações, informações e reclamações, entre outros temas. O percentual restante das solicitações encaminhadas ao órgão – menos de 3% – foram entregues em dezembro e ainda figuram no prazo de resposta, que é de 30 dias.

Entre as áreas mais demandas estão a Superintendência de Previdência, com quase 35% das solicitações encaminhadas ao órgão. Neste caso, as principais solicitações foram para esclarecer dúvidas sobre benefícios previdenciários, consulta de processos para aposentadoria e recadastramento de inativos. Em segundo e terceiro lugares estão a Superintendência de Recursos Humanos e a Superintendência de Gestão e Inovação, com quase 20% e 10% dos registros, respectivamente, para consulta de informações sobre o recadastramento de ativos e acesso ao contracheque online.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela ouvidoria do órgão, o período médio para resposta aos solicitantes é de, no máximo, cinco dias úteis – sejam as demandas apresentadas pelo servidor, pessoa física ou via abaixo assinado. Dos meios de comunicação disponíveis para contato com a Ouvidoria Saeb – telefone, internet e presencial – o mais eficiente é a internet, cujo período de resposta também é inferior a cinco dias.

“A Ouvidoria é um importante interlocutor no processo de aprimoramento das políticas públicas estaduais. As informações armazenadas e trabalhadas se transformam em elementos essenciais para a produção de diagnósticos que viabilizam a melhoria dos serviços públicos oferecidos pela Secretaria”, opina a ouvidora da Saeb, Cassiana Mascarenhas.

Todas as informações são compiladas e apresentadas em relatório anual, oriundas dos atendimentos de forma presencial ou pelo Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública Tomás Antônio Gonzaga (TAG) da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Para entrar em contato com a Ouvidoria Saeb, basta entrar em contato por meio do site da OGE (www.ouvidoria.ba.gov.br), da Saeb (www.saeb.ba.gov.br) e do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

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