Ícone do site Jornal da Chapada

Pode chover na Chapada neste final de ano; litoral e demais regiões terão tempo firme

foto5
As regiões da Chapada Diamantina e do Sudoeste devem registrar chuvas, mas com intensidade moderada | FOTO: Meramente Ilustrativa/Iara Fonseca |

Para os próximos dias, que são festivos com a chegada do novo ano, aumenta a expectativa de como vai ficar o tempo durante esse período. Aqui na Bahia, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo, ou seja, a massa de ar quente e seco, que vem influenciando o tempo no Estado há várias semanas, continua perdendo força. Com isso, aumenta a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas em grande parte do território baiano.

No entanto, os volumes de chuvas mais significativos estão previstos, apenas, para algumas regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte. Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, também são nessas regiões do Estado onde são esperadas as maiores temperaturas, com máximas variando entre 37°C e 39°C, o que também possibilita a ocorrência de trovoadas, ou seja, chuvas típicas do verão.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há possibilidade de ocorrer chuvas, mas com intensidade moderada, as temperaturas serão mais amenas, onde deverão variar entre mínimas de 18°C e máximas de 33°C. Já nas regiões mais próximas ao litoral, como Recôncavo, Nordeste e Sul, as chances de ocorrer chuvas serão menores. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Nessas regiões também estão previstas temperaturas elevadas, com máximas variando entre 33°C e 36°C, o que aumenta as chances de que essas chuvas ocorram.

Clima na capital
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as temperaturas durante o feriadão deverão continuar elevadas, com valores variando entre 23°C (mínimas) e 33°C (máximas). Quanto às chuvas, também há previsão, mas estas deverão ser passageiras, o que não irá comprometer o brilho da noite de Réveillon.

Maré
Para o período entre os dias 31 (quinta-feira) e 03/01 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 07h e às 11h e entre às 19h e às 23h, com valores variando de 1,5 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre a 01h e às 05h e entre às 13h e às 17h, com valores variando de 0,5 a 1,2 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.
Índice de Radiação Ultravioleta

Previsão de IUV e temperaturas por cidades da Bahia | FOTO: Divulgação/Inema |

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). No entanto, por ser um período em que há um aumento na nebulosidade, esta radiação poderá ser filtrada, principalmente, nos dias e nas regiões onde houver maior concentração de nuvens, a exemplo do período entre os dias 31 (quinta-feira) e 03/01 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas