Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: População resgata tradição centenária do Terno de Reis

foto5
Desde outubro, membros da Associação Cultural Rosa Passos, comunidade e o artista plástico Carlos Lima trabalham para colocar os ternos na rua | FOTO: Divulgação |

Com registro datado de 1900, a tradição dos Ternos de Reis na Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, será resgatada no próximo sábado (9), com a saída de um terno composto de diversas alas. O costume reforça as manifestações culturais da Bahia e o turismo na Baía de Todos-os-Santos. Diferente da manifestação ocorrida no dia 6 de janeiro, Dia dos Três Reis Magos, a Folia de Reis na ilha, que tem histórico de ocupação portuguesa e holandesa, é incluída nos ritos para homenagear Senhor dos Passos. Ela acontece sempre no segundo sábado de janeiro, no encerramento da novena, véspera da festa e procissão do padroeiro.

Desde outubro, membros da Associação Cultural Rosa Passos, comunidade e o artista plástico Carlos Lima trabalham para colocar os ternos na rua, resgatando o primor histórico do Terno da Borboleta (1900), Terno dos Grã-finos (1949) e Terno da Estrela Dalva (1949). Há pelo menos quatro anos, nenhum terno cantou em homenagem ao Senhor dos Passos.

“Por isso, a comunidade resolveu se reunir e recuperar algumas alegorias confeccionadas pelo artista plástico Isolino Passos, morto em 2013, além de roupas do acervo da associação e das famílias que guardam parte desse patrimônio”, conta a advogada Daniela Passos. No próximo sábado (9), às 22h30, serão exibidos o Terno da Estrela Dalva, Terno da Rosa de Ouro, Terno dos Grã-finos, Terno da Sinhá Moça, Terno do Tigre, Terno da Borboleta e Terno da Burrinha.

Festa do Padroeiro
Antes, a comunidade aguardará a chegada da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que é levada ao encontro do Senhor dos Passos e escoltada pelo Acompanhamento Marítimo – uma procissão que acontece desde 1902, com incontáveis embarcações, que partem às 10h, da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, acessando o mar pela rampa do Mercado.

No domingo (10), acontece a Missa Festiva em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Santos Passos, com a procissão à tarde, pelas ruas da ilha, acompanhada da também centenária Filarmônica Sociedade dos Artistas. A Subida – retorno da imagem do Senhor dos Passos ao seu altar e levado por sua mãe, Nossa Senhora dos Navegantes – é realizada no fim da tarde de terça (12).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas