Ícone do site Jornal da Chapada

Vídeos: Chuvas trazem riscos a cidades baianas e dão volume a rios e cachoeiras

foto5
As chuvas atingem cidades da Chapada Diamantina e dão volume aos pontos turísticos da região | FOTO: Prefeitura de Lençóis/Facebook |

A chuva continua a transbordar rios, alagar ruas, trazendo todo tipo de prejuízo pelo interior baiano. Apesar disso, não há queixas graves já que nenhuma ocorrência séria foi registrada e moradores de várias regiões do estado como a Chapada Diamantina clamavam pelas chuvas. O que aconteceu mesmo na Chapada Diamantina, foi o crescente volume de água em seus principais pontos turísticos.

Chapada Diamantina ainda tem predomínio de céu encoberto e chuvoso

Cachoeira do Ferro Doido – vídeo de Francisco Oliveira:

Em Morro do Chapéu, por exemplo, a água da chuva correu em grande volume na avenida Joel Modesto, houve quem pensasse se tratar de um córrego pela força correnteza formada. No bairro onde fica a rodoviária da cidade, a rua Arnóbio Bagano também foi alagada. Outras vias ficaram totalmente esburacadas. A cachoeira do Ferro Doido, ponto turístico da região também está com grande volume de água.

Chapada: Rio Santo Antônio sobe em Lençóis e população rural fica em alerta

Trecho do Rio Paraguaçu, em Andaraí – vídeo de João Lúcio Passos Carneiro:

Em Lençóis a prefeitura municipal orientou a moradores e visitantes a aumentar os cuidados e atenção quando estiverem próximos aos rios e cachoeiras da região por conta da possibilidade de haver o fenômeno das trombas d’água, enxurradas e alagamentos.

Cachoeira da Fumaça – vídeo de Luana Harf Guia

Chapada: Dezenove pessoas são resgatadas na região da Cachoeira do Mosquito em Lençóis; confira fotos

As trombas d’água são aumentos repentinos e exagerados do volume de água dos rios podendo causar risco às pessoas. Esse fenômeno da natureza costuma acontecer neste período do ano principalmente devido ao alto índice de chuvas que estamos verificando neste mês.

No município de Andaraí, as chuvas trouxeram beleza para o trecho do Rio Paraguaçu que corta a região. Já em Seabra, as ruas ficaram alagadas e dezenas de pessoas sofrem com constantes chuvas. Em Palmeiras, o turista que resolver visitar a cachoeira da Fumaça vai se surpreender com o volume de água.

Confira vídeo da chuva em Seabra publicado pelo Portal Chapada:

Chapada: Estrada de acesso ao Vale do Capão é castigada pelas chuvas; águas deixam Fumaça bombando

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas