Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba forma primeira turma do Profuncionário em Jacobina

foto5
Foram 34 diplomados em quatro cursos diferentes | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

A primeira turma dos cursos técnicos do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário) oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina,  na Chapada Norte, foi diplomada na noite do último sábado (23), no Clube Aurora Jacobinense. A mesa solene contou com a presença da secretária de administração de Jacobina, Dulcinea Silva, que representou o prefeito Rui Macedo, da prefeita de Ourolândia, Yhonara Rocha, além das secretárias de educação de Jacobina, Azizi Fahiel Araújo, e de Mirangaba, Alane Mendes, que representou o prefeito Dirceu Ribeiro.

Também integraram a mesa solene a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) de Jacobina, Maria da Glória Nascimento, a diretora de ensino do campus, Lucília Santa Rosa – que representou o diretor geral Epaminondas Macedo -, e o coordenador do Profuncionário no campus, Normando de Lima. Lucília lembrou que a experiência do programa no campus cumpriu o objetivo de qualificar profissionais que atuam em escolas da região. “Foi gratificante oferecer essa turma, que teve um índice de evasão bem abaixo da média. Parabenizamos as prefeituras e a APLB por acreditarem a apoiarem esse projeto”, destacou a diretora.

Ação de educação à distância aplicada no Ifba, o Profuncionário é um programa vinculado ao MEC | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

Foram 34 diplomados em quatro cursos: alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. Entre os novos técnicos está a agente de portaria Rita de Cássia Gomes, que concluiu o curso Infraestrutura escolar. Ela explicou que a partir do Profuncionário aprendeu sobre a estrutura necessária para o funcionamento de uma escola, além da importância da didática e da acessibilidade. “Quanto mais buscamos conhecimento mais queremos. Eu e outros colegas já estamos planejando cursar uma faculdade”, adiantou Rita.

Ação de educação à distância aplicada no Ifba, o Profuncionário é um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é formar funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas