Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio Santo Antônio sobe em Lençóis e população rural fica em alerta

foto5
Rio Santo Antônio invadiu residências e deixou prejuízos para famílias da zona rural | FOTO: Divulgação/Uilma Cardoso |

Uma notícia está apavorando os moradores do distrito Otaviano Alves, popularmente conhecido por Tanquinho, município de Lençóis, na Chapada Diamantina. É que na madrugada desta terça-feira (26), com as fortes chuvas, o Rio Santo Antônio transbordou trazendo mais de três metros de água, deixando pessoas ilhadas na região de roças conhecidas como Olaria, Tranqueira, Riacho do Ouro entre outras. “Eu estive no rio hoje [terça-feira, 26] por volta do meio dia e fiquei estarrecida com a força da água”, diz a moradora Uilma Cardoso.

Segundo informações de moradores locais, enviadas ao Jornal da Chapada, oficiais do 11º Grupamento de Bombeiros Militares de Lençóis se deslocaram até o local para resgatar pessoas que estavam em cima do telhado desesperadas, pois a força da água é muito grande, mas não conseguiram chegar. Conforme relatos, a água tomou a estrada e deixou pessoas ilhadas, alagou plantações, matou animais e invadiu residências.

O Jornal da Chapada apurou e descobriu que o Corpo de Bombeiros em Lençóis saiu para resgatar as vítimas da enchente. No entanto, de acordo com o Cabo Souza, que esteve com a equipe que foi ao local, o “acesso tinha muita água e nós estávamos sem bote. A distância para o leito do rio era considerável, de uns 500 metros, a enchente tomou conta das estradas.” Sem conseguir passar para o povoado em questão eles acionaram o Grupamento Aéreo (Graer) para que fossem enviados helicópteros para o salvamento.

Segundo o Cabo Souza, quando o equipamento chegou já eram 5h da manhã e o nível do rio tinha baixado. Foi então que os próprios populares da região começaram a resgatar as pessoas em cima de telhados e árvores. Também na madrugada de segunda para terça-feira, bombeiros resgataram 19 pessoas na região da Cachoeira do Mosquito, outro ponto do Rio Santo Antônio, em Lençóis.

Rio Mucugezinho
Na região do Rio Mucugezinho, às margens da BR-242, relatos apontam que a força da água e o volume levaram, literalmente, uma barraca com freezer e outros equipamentos que ficavam próximo ao rio e servia de ponto de apoio para os turistas no balneário.

Campos do São João
Já no município de Palmeiras, no distrito de Campo de São João, há relatos de que moradores chegaram a ficar ilhados, e a água passou por cima das duas pontes que há na localidade. As chuvas nesta localidade deixaram as ruas esburacadas e cheias de lama. Matéria atualizada às 10h20 do dia 27 de janeiro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas