Chapada: Prefeito de Lençóis fala sobre situação do Rio Utinga em reunião do Consórcio Chapada Forte

Postado em out 5 2018 - 1:19pm por Jornal da Chapada
marcão

Marcão falou sobre a falta de ações efetivas, principalmente pelas autoridades estaduais, para evitar a perenização do Rio Utinga | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Lençóis, município da Chapada Diamantina, Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, fez uma participação marcante na última reunião do Consórcio Chapada Forte, realizada na última terça-feira (2), na sede do grupo, em Andaraí. Em seu pronunciamento, o gestor falou sobre a falta de ações efetivas, principalmente pelas autoridades estaduais, para evitar a perenização do Rio Utinga. Representantes do Governo do Estado estiveram na reunião que tratou da insuficiência hídrica que assola o rio. Inclusive, em Lençóis diversas famílias já sofrem com o desabastecimento.

Para Marcão é preciso buscar soluções em relação às cidades de Utinga, Wagner, Lençóis e Andaraí para findar essa situação crítica do rio Utinga. “Os órgãos de proteção ambiental deveriam ter um cuidado especial com a perenização de seus rios, inclusive o Rio Utinga e o Rio Santo Antônio, um dos maiores afluentes do Paraguaçu”, disse o prefeito de Lençóis. Segundo ele, a situação deverá prejudicar o abastecimento de água em Salvador e algumas cidades vizinhas.

Entre as causas para a diminuição do leito do rio estão as plantações irrigadas. “Será que o governo não pode fazer ações que iniba a expansão de mais plantio de banana e de mamão? Eu acho que sim. Em Wagner e Utinga ainda tem gente plantando banana e aqui em Lençóis, em Andaraí tem gente já passando dificuldade de água”, disse indignado. Ele afirmou que os poderes executivos precisam ter determinação. “Decisões precisam ser tomadas, nem que sejam antipáticas”, afirmou o prefeito.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Alternativas para enfrentar escassez de água no vale do Rio Utinga são debatidas em reunião

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.