Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina é a melhor opção para curtir na natureza durante carnaval

A região, localizada no coração da Bahia, é destino ecoturístico repleto de belas paisagens com rios e cachoeiras | FOTO: Reprodução/Setur |

Pessoas com espírito aventureiro, que amam a natureza e, eventualmente, descartam a ideia de pular o carnaval em meio à milhares de pessoas, já estão preparadas para irem para Chapada Diamantina. Se não estão, deveriam. Até quem nunca conheceu o grande carnaval de Salvador vai primeiro à Chapada.

Para quem não quer a agitação dos dias de carnaval, a calmaria da Chapada é ideal para descansar. Os municípios de Lençóis, Andaraí (Igatu), Mucugê, Palmeiras (Vale do Capão), Morro do Chapéu, Rio de Contas, Piatã, Boninal, Abaíra, Ibicoara (Buracão), Jacobina, Iraquara, Nova Redenção e Itaetê são algumas opções para quem quer distância da folia e busca por locais paradisíacos.

Essa região do coração da Bahia é destino ecoturístico que reúne história, natureza, belas paisagens, vistas de montanhas e trilhas, rios, cachoeiras e principalmente muita paz. Patrimônio natural, a Chapada Diamantina é um local de nascentes, com fauna e flora de riqueza e belezas naturais únicas.

Cachoeira do Ferro Doido [Morro do Chapéu] – vídeo de Francisco Oliveira:

O destaque da região é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 152 mil hectares de área, divididos entre os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê e Ibicoara. Para quem gosta de boas caminhadas, vale a pena percorrer as trilhas e conhecer o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumaça, o Cachoeirão, Funis, o Morro do Castelo, ou do Pai Inácio.

Na Chapada os atrativos não ficam apenas nas cachoeiras, o turista ainda pode ter acesso a muitas grutas, vales e os três pontos mais altos da Bahia: o Pico das Almas, com 1.958 metros de altura; o do Itobira, com 1.970 metros; e o do Barbado, com 2.033 metros.

Confira vídeo do Cachoeirão publicado por Chapada Trekking Montanhismo

Muita Água
Com as águas das chuvas que caíram nas últimas semanas na Chapada os visitantes podem conhecer a Rota das Águas, um dos passeios turísticos mais procurados na região do município de Ibicoara. Um grande número de cachoeiras e cursos d’água atraem os turistas.

Chegando ao Parque Municipal do Espelhado, o turista poderá conhecer essa Unidade de Conservação que tem uma área de 611 hectares a 30 quilômetros da sede do município. Sua principal atração é a Cachoeira do Buracão, com cerca de 85 metros de altura, com um canyon emoldurado por pedras folhadas e uma trilha à margem do rio Espelhado.

Toda região da Chapada é mesmo para aqueles viajantes que procuram belezas naturais e muita aventura | FOTO: Reprodução/TV Aratu |

Esportes
Na Chapada é possível praticar várias modalidades de esportes integrados com a natureza e com belas vistas, como o trekking, rafting, arvorismo, cascading, mergulho em cavernas, voo livre, balonismo, escalada, bungee jump, rapel, entre muitas outras, todas com guias e orientação para cada um desses esportes. Toda região da Chapada é mesmo para aqueles viajantes que procuram belezas naturais e muita aventura.

Cachoeira da Fumaça – vídeo de Luana Harf Guia

Além dos cartões postais, o turista ainda pode conhecer a culinária local. No Vale do Capão, por exemplo, o que mais chama atenção nos pratos típicos são as misturas dos temperos com os ingredientes da localidade. Um exemplo disso é o pastel e a coxinha de palmito de jaca, uma iguaria exclusiva do Vale do Capão.

Outros pratos típicos da Chapada são o godó de banana verde, um ensopado de carne do sol com banana nanica verde, que acaba tendo um gosto parecido com o da batata inglesa; e o cortado de palma, que tem um gosto parecido com um ensopadinho de vagem. Tudo uma delícia, vale a pena experimentar.

Jornal da Chapada

Trecho do Rio Paraguaçu, em Andaraí – vídeo de João Lúcio Passos Carneiro:

Leia também:

Vídeos: Chuvas trazem riscos a cidades baianas e dão volume a rios e cachoeiras

Vale do Pati: Trilha do Cachoeirão encanta os visitantes da Chapada Diamantina; confira vídeo

Chapada: Cachoeira do Palmital e seus caminhos; conheça mais uma opção de trekking

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas