Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador já está oficialmente no clima do Carnaval; prefeito entrega chaves ao Rei Momo

foto6
Cortejo aberto pela Caetanave levou foliões até a Praça Municipal, onde o prefeito ACM Neto entregou as chaves da cidade ao Rei Momo | FOTO: Divulgação/Arthur Garcia | |

Com muita animação e de forma inédita, o Carnaval de Salvador foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (3), na Praça Municipal, com a entrega das chaves da cidade pelo prefeito ACM Neto ao Rei Momo Nivaldo Santos Nery, ao lado do governador Rui Costa e demais autoridades. O pontapé inicial da cerimônia foi dado na Praça Castro Alves, quando o cortejo com mais de 15 atrações lideradas pela Caetanave com Carlinhos Brown levaram o público até o palanque oficial para, em seguida, terminar o desfile no Terreiro de Jesus.

O “cacique do Candeal” saudou o prefeito e autoridades e elogiou a organização da cerimônia. “Hoje estamos muito agradecidos. Este retorno do Carnaval clássico com marchinhas, bandinhas e sem cordas tem de novo a oportunidade de estar na rua, na sempre chique Rua Chile”, destacou Brown, que logo depois entoou a música “Cidade Miscigenada”.

Acompanhado do pai, Antônio Carlos Magalhães Junior, de secretários e demais gestores municipais, o prefeito ACM Neto ressaltou que o clima da abertura da festa é um resumo dos próximos sete dias de folia. “O cortejo traz um pouco de cada coisa do Carnaval de Salvador e, o mais importante, faz com que a alegria também chegue aqui ao Centro Histórico nessa quarta-feira, numa novidade para a festa. Tenho certeza que esse vai ser o maior Carnaval de todos os tempos, de muita alegria e de muita paz para que o folião possa curtir com toda emoção nas ruas de Salvador”, pontuou.

O governador Rui Costa desejou uma folia de muita paz e tranquilidade para todos. “Que o folião venha com o espírito da alegria, da dança, da música e da paquera, claro que com todo o respeito às mulheres e, acima de tudo, de paz. Queremos que o nosso Carnaval seja conhecido no mundo inteiro como um Carnaval de paz”.

Comandante da folia pelos próximos dias, o Rei Momo “Duzinho”, 38 anos, que é diretor teatral e tem 138kg distribuídos em 1,82m, afirmou que aproveitou a festa para fazer um pedido às autoridades. “Sugeri um decreto que criasse o Museu do Carnaval, onde possa mostrar para o mundo a história da nossa festa, que é a maior festa popular do planeta”, afirmou, ao desejar a todos um Carnaval de paz, amor e alegria. Também estavam presentes a Rainha do Carnaval, Ana Caroline Amaral, e as princesas Natale Paim e Rosangela Gomes.

Fechando o cortejo, o cantor Saulo arrastou uma multidão e também agradeceu ao prefeito pelo convite e pela iniciativa de inovar na abertura da folia. “Obrigado por me convidar para este momento, é uma grande honra estar aqui. Parabéns pelo trabalho todo realizado, pela organização, por realizar o melhor Carnaval. Olha aqui para esse público, somos todos um. Obrigado, obrigado, só tenho a dizer obrigado”, disse emocionado.

Circuito Sérgio Bezerra – Também na noite desta quarta-feira (3), acontece o desfile das bandas de percussão e fanfarra no Circuito Sérgio Bezerra, que abrange o trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. São 28 atrações, dentre elas a banda Habeas Copos, pioneira na folia da Barra na quarta-feira e criada pelo administrador Sérgio Bezerra, que acabou sendo homenageado com a criação do trajeto em seu nome pela Prefeitura, em 2013.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas