Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Eleição de 2016 promete esquentar os ânimos no município de Itaetê

foto6
Enquanto a situação trabalha o nome de Zenildo Matos, a oposição também se movimenta mostrando as falhas da gestão dele | FOTO: Reprodução/UPB |

O ano eleitoral promete muitos embates no município de Itaetê, na Chapada Diamantina. A disputa pela prefeitura da cidade é debatida constantemente nas redes sociais. “Você com certeza já ouviu as expressões ‘Contos da Carochinha’, ‘Histórias do Jeca Tatu’, ‘Lorotas’, ‘História de Pescador’. Pois é, são expressões ou ditos populares usados quando alguém fala mentiras”. Essas são falas de internautas, moradores e políticos de oposição ao comentarem as especulações de que a prefeita Lenise Estrela (PSB) desistiu da reeleição em favor do ex-prefeito Zenildo Matos (PSD).

Isso mesmo, segundo informações enviadas ao Jornal da Chapada, Matos tem ido nas casas e comunidades dizendo ser pré-candidato. Ele teria afirmado a interlocutores que sua candidatura não tem nada com a prefeita, que não é pré-candidato dela. O medo de ter o nome ligado ao da gestora tira o sono do político, que não quer nem que ela apareça no palanque.

Enquanto a situação trabalha o nome de Zenildo Matos, a oposição também se movimenta mostrando as falhas da gestão dele quando assumiu a prefeitura em 9 de julho de 2012, depois do súbito falecimento do prefeito Admar Matos. “Não foi Zenildo Matos que demitiu 497 servidores municipais, reduziu salários e cortou gratificações?”, questiona o funcionário público, Nestor do Fórum.

Críticas e falhas
A gestão de Zenildo Matos é criticada ainda pelas falhas na prestação de contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Porque mesmo demitindo mais de quatrocentos servidores, a despesa de pessoal da prefeitura subiu de 59,79% do período de Admar, para 62,71%, no final do ano? Tanto que foi multado pelo TCM em R$ 27,2 mil. Será que Zenildo já pagou esta multa? Se os servidores saíram, quem recebeu este dinheiro?”, dispara o político oposicionista, Leonidio Damasceno Filho, mais conhecido por Bolota.

Zenildo Matos é alvo de críticas até por ter mudado de partido. “Ele saiu do PSDB e foi para o PSD para dizer que está do lado do governo do Estado. Igualzinho à prefeita que saiu do PSDB e foi para o PSB, de Lídice da Matta, e o deputado estadual dela pelo partido só teve um voto no município. Eu é que não caio mais nessa”, comenta um morador de Itaetê.

Segundo fontes ligadas ao Jornal da Chapada, Zenildo será mais uma vítima da prefeita e do seu marido, o médico Jorge Estrela. Ou seja, como a prefeita está realmente desgastada ela vai ficar um tempo fora da cena eleitoral, deixando Zenildo Matos (que segundo ela é queimado) se manifestar, para depois, com uma pesquisa na mão, tirar ele e lançar sua própria candidatura. Será? A confirmar!

Deninha Fernandes | Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas