Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Presidente da Cifa critica ações governamentais e sugere saídas para combate aos incêndios

foto6
Para o brigadista, é preciso a criação de uma coordenadoria de prevenção e combate aos incêndios florestais | FOTO: Dmitri de Igatu |

Após o governador da Bahia, Rui Costa, anunciar a elaboração de Plano de Prevenção e Combate a Incêndios na Chapada Diamantina, o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira dos Santos, respondeu ao gestor público em comunicado enviado ao Jornal da Chapada. Segundo Homero, a fala do governador ressalta principalmente a ineficácia do programa ‘Bahia Sem Fogo’ no combate aos incêndios florestais desde que ele propõe uma nova visão para esse combate. Ele afirma também que “falta conhecimento sobre o assunto por parte do governador”.

O presidente da Cifa, Homero Vieira | FOTO: Reprodução/Facebook |

“As brigadas nas cidades de em torno do Parque Nacional da Chapada Diamantina são ignoradas pelo estado e união. São mais de 20 anos de experiências em combate, prevenção, monitoramento de trilhas, resgates de turistas, educação ambiental”, afirma Vieira. Para Homero essa é uma questão de fácil solução. De acordo com sua análise é preciso primeiro reconhecer o trabalho de utilidade pública destas brigadas e oferecer ferramentas a elas. Homero defende a criação de um grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar especializado em combate a incêndios florestais, que atuem junto com as brigadas.

Além disso, ele sugere a criação de uma coordenadoria de prevenção e combate aos incêndios. “Em 2006 foi elaborado um plano de prevenção e combate. Não precisamos de mais planos, senhor governador, e sim de vontade política para que tudo que já foi discutido elaborado nestes mais de 30 anos se torne realidade. Com os recursos gastos no ano passado daria para que tudo isso se tornasse realidade”, afirmou Homero em seu comunicado.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas