Ícone do site Jornal da Chapada

Peça inédita de Castro Alves será exibida em Salvador nos dias 17 e 18 de março

foto6
O espetáculo “A Prole do Saturnos” | FOTO: Manuel Meira |

A peça inédita de Castro Alves A Prole do Saturnos estreia este mês em Salvador como parte da programação comemorativa pelos 169 anos do nascimento do poeta, que faria aniversário no dia 14 de março. Após quase 150 anos de ineditismo, o espetáculo estará em cartaz no Teatro Castro Alves nos próximos dias 17 e 18, às 20h. A montagem tem origem na pesquisa Castro Alves, Teatro e Teatralidade, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), desenvolvida por Edvard Passos, também diretor da peça, com orientação da dramaturga, pesquisadora e professora Cleise Mendes.

Durante a leitura da obra completa do poeta, Passos deparou-se com a peça de teatro, que permaneceu perdida por 50 anos após a morte do poeta. Segundo a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), quando a peça foi publicada estava incompleta e nunca houve uma publicação exclusiva, com destaque, e talvez por esses motivos raríssimas pessoas a conheçam e nunca tenha sido levada à cena, ao menos que se tenha notícia.

A peça conta a história do doutor Marcus e da condessa Ema, que simulam a morte dela – que é casada – para viver uma paixão. Durante esta semana, o elenco ensaiará no Palácio da Aclamação, no bairro do Campo Grande, em Salvador, das 14 às 16h50. Já no sábado (12), parte do pessoal ainda conhecerá o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), no município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano.

Na cidade, uma série de atividades marcará a programação pelos 169 anos do poeta entre os dias 12 e 14 de março, a exemplo da 15ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 2º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves, iniciativas da Dimus e que também terão Edvard Passos entre os jurados. As informações são da Ascom da Dimus.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas