Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Debate político movimenta cenário eleitoral em Lençóis e reforma de BA é alvo de disputa

foto6
A estrada deve ser recuperada independente de quem a solicitou | FOTO: Reprodução/Google Street View |

A recuperação da estrada que liga a cidade de Lençóis à BR 242 é alvo de disputa política na Chapada Diamantina. Essa pendenga envolve ainda a numeração da via que, segundo informações, foi alterada de 850 para 144. Essa BA se tornou um troféu para políticos da região. Depois da prefeitura da cidade divulgar o início das obras na via, nas redes sociais, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), junto com a presidente da sigla na cidade, Vanessa Senna, emitiram um texto para a imprensa apontando ofícios e narrando o trâmite do pedido da recuperação da estrada ao secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, descaracterizando as informações da prefeitura.

Fora todo esse imbróglio, a prefeita da cidade, Moema Maciel, é do mesmo partido da parlamentar e da possível pré-candidata ao cargo maior do Executivo de Lençóis nas eleições de 2016. Vanessa Senna, líder do PSD no município, é filha do ex-prefeito Luiz Senna e deve assumir essa posição no pleito para confrontar sua correligionária.

A certeza é que os moradores e turistas que precisam trafegar pela BA 850 ou 144, já podem comemorar a reforma, pois em ano de eleição é tudo resolvido, mesmo com todas as picuinhas. Nas redes sociais, a prefeitura de Lençóis publicou, no dia 7 de março, que a operação tapa buraco na estrada “é uma ação da prefeitura em parceria com o Consórcio Chapada Forte e consiste na colocação de borra asfáltica nos buracos”.

Os correligionários do PSD não se entendem e iniciam uma ‘guerra fria’ sobre a recuperação de estrada | FOTO: Reprodução |

“Essa é uma medida paliativa, porém, de grande importância, pois dará maior segurança e conforto aos que trafegam pela estrada e evitará possíveis acidentes”, aponta a nota na página oficial da prefeitura de Lençóis. No dia 8 de março, foi a vez da parlamentar emitir suas considerações e descaracterizar a notícia dada pelo órgão municipal. Ivana Bastos enviou documentos de tramitação da demanda junto à Seinfra, que inclusive se refere à estrada como BA 850 e não como 144. Sobre a nomeação, o Jornal da Chapada conseguiu apurar que no GPS a via aparece como 144, mas se fizer a busca como 850 aparece a mesma, ou seja, alguma mudança na nomeação aconteceu e ainda é desconhecida por parte da população.

O titular da pasta de Infraestrutura, conforme informações enviadas ao Jornal da Chapada, encaminhou ao gabinete de Ivana Bastos o ofício notificando a deputada sobre a autorização para início do serviço. A obra teria sido solicitada pela parlamentar e pela presidente do PSD de Lençóis em audiência com o secretário no dia 18 de fevereiro de 2016. (confira aqui)

Pelo visto, a briga política e eleitoral começou cedo e deve esquentar ainda mais no decorrer do ano. Resta saber para onde vai pender o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, e o governador Rui Costa, que tem se mostrado mais Republicano que o seu antecessor, Jaques Wagner. Vão apoiar a prefeita ou a candidata da deputada Ivana Bastos?

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas