Ícone do site Jornal da Chapada

Apoiado pelo FazAtleta, Leo Curvelo conquista bronze no Pan-americano

foto67
Léo retorna a Salvador nesta terça-feira (15) depois de ganhar o bronze nos EUA | FOTO: Divulgação/Setre |

Com muita garra e superação, o paratleta baiano Leonardo Curvelo, apoiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta) conquistou a medalha de bronze no Pan-americano de Paratriathlon, na categoria PT3, disputado em Sarasota, nos Estados Unidos, no último domingo (13). Para subir ao pódio, Leolímpico, como é conhecido, fechou a prova com o tempo de 1h09min34s. O ouro ficou com o também brasileiro Jorge Luís Fonseca (1h05min44s) e a prata com o americano André Cilliers (1h07min37s).

Além dos adversários, o baiano teve que superar uma série de problemas na preparação para a prova. “Foi uma das mais duras que enfrentei. Por ser ano de Paralimpíada, os Estados Unidos levaram os seus melhores atletas e os melhores equipamentos. Eu sozinho, sem técnico, encontrei muita dificuldade”, relata.

Alimentação e transporte
Leolímpico teve problemas também com alimentação e transporte. “Os últimos dias antes da competição foram difíceis. Senti cansaço; não tive uma alimentação adequada de atleta e ainda dificuldade com transporte. Fiquei em uma cidade distante 16 quilômetros de Sarasota. Foi, realmente, uma luta conquistar esta medalha de bronze”, conta o paratleta, que ficou hospedado em Bradenton.

Léo retorna a Salvador nesta terça-feira (15). De longe, fez questão de agradecer ao técnico pelo bom desempenho em Sarasota. “Tenho que agradecer ao meu técnico Guto Bacelar, que vem fazendo um trabalho incrível comigo, corrigindo minha postura na natação, na corrida e no ciclismo”, elogia.

Apoio
O apoio do Governo do Estado, por meio do FazAtleta, e a ajuda da Superintendência dos Desportos (Sudesb), que deu a passagem para os Estados Unidos, foram destacados pelo paratleta. Ele ainda recebeu colaboração de amigos, que ajudaram comprando as camisetas da campanha ‘Leolímpico’.

Uma das preocupações do paratleta neste ano é participar de três das etapas do Mundial da categoria, que termina em junho com uma prova em Roterdam, na Holanda. “Espero conseguir novos bons resultados e garantir a vaga na Rio 2016”, finaliza. Com informações da Setre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas