Ícone do site Jornal da Chapada

Final do Verão será de tempo quente com chuvas fracas e passageiras na Bahia

foto677
A previsão é de céu ensolarado na maior parte do período | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo previstas para próximo final de semana na Bahia, que inclui o início da estação do outono, permanecem sem grandes mudanças, ou seja, a massa de ar quente e seco continua atuando na maioria das regiões. Assim, na faixa centro-oeste e norte (que inclui o Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste), onde essa massa de ar atua com mais intensidade, a previsão é de céu ensolarado na maior parte do período. Apesar disso, em algumas localidades do extremo oeste (próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás), devido aos altos índices de umidade e temperatura, não se descarta a ocorrência de chuvas isoladas.

Já na faixa centro-leste do Estado (que abrange o Recôncavo baiano, Sul, Nordeste e parte do Sudoeste e Chapada Diamantina), mesmo sendo também influenciada por essa massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para a ocorrência de ocorrer chuvas. No entanto, estas deverão ser de fraca intensidade e de curta duração e mais frequentes durante a noite e início da manhã. Essa é a mesma previsão de tempo para Salvador e região metropolitana, onde o predomínio também será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e passageiras.

As temperaturas permanecem elevadas na capital baiana (oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C), assim como no restante do Estado, sendo no Nordeste, Norte, São Francisco e Oeste onde são esperados os maiores índices, com máximas variando de 33°C a 36°C. Já temperaturas mais amenas estão previstas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Previsão de IUV e temperaturas por cidades | FOTO: Reprodução |

Maré
Para o período entre os dias 18 (sexta-feira) e 20/03/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre a 0h e às 3h e entre às 12h e às 15h, com valores variando de 1,7 e 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 6h e às 9h e entre as 18h e à 21h, com valores variando de 0,3 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
A estação do verão tem com uma de suas características a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para os dias 18 (sexta-feira) e 20 (domingo), quando estes Índices deverão variar de 13 a 14. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas