Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Caravana da Música chega a última edição neste domingo

foto678
o Samba de Chula é listado como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2005 | FOTO: Germano Estácio |

Depois de três meses de circulação, levando nomes da música contemporânea produzida na Bahia, o projeto Caravana da Música chega a última cidade – Luís Eduardo Magalhães, no oeste -, levando neste domingo (20), às 17h, na Praça Central, o Samba Chula de São. O evento, patrocinado pelo Governo do Estado, por meio do Fazcultura, já alcançou um público de aproximadamente 14 mil espectadores.

O projeto passou por Lençóis (Chapada Diamantina), Mata de São João, Madre de Deus (RMS), Amargosa (centro sul), Senhor do Bonfim, (centro norte) Ilhéus, Itabuna (sul) e Vitória da Conquista (sudoeste), apresentando bandas e artistas como OQuadro, Manuela Rodrigues, Scambo, Larissa Luz, Caim, Lívia Mattos, IFÁ Afrobeat, Kamapheu Tawa e Vivendo do Ócio. A Caravana é uma realização da Maré Produções Culturais e, de acordo com seus representantes, tem o objetivo de promover a interiorização da música baiana contemporânea, por meio da realização de um total de dez shows gratuitos em diferentes cidades.

Samba de Chula
Integrante da história do Samba de Roda do Recôncavo baiano, o Samba de Chula é listado como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2005. Lançou o o primeiro álbum em 2009 – ‘Quando Dou Minha Risada Há, Há…’ -, que foi contemplado com o prêmio Pixinguinha 2008, patrocinado pelo Fundo Nacional das Artes (Funarte).

O ritmo atrai a atenção no Brasil e no exterior, demonstrando o potencial criativo da cultura popular por meio da música e da dança. Dividiu o palco com artistas importantes da música brasileira, atravessou fronteiras e levou sua música para participação em eventos internacionais, como a Womex (Copenhagen, 2010); o Festival da Primavera Rishon Le-Zion (Israel, 2011); Festival Europalia Brasil (Bélgica e Holanda, 2012), além da realização de turnês pela França, com shows em Paris (Cité de La Musique), Marseille e Toulouse. Em 2014 foi atração de destaque na 20ª edição do festival Percpan (Salvador) e no Brazil Festival, realizado no MIA Park (Doha – Qatar).

Fazcultura
Parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural, por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública. Mais informações estão disponíveis no site da Secult. As informações são da SecultBA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas