Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigada de Lençóis faz balanço e contabiliza mais de 900 doações durante incêndios

foto67
Sem acesso a conta bancária até fevereiro deste ano, agora a Bral irá destinar o recurso arrecadado para a construção de sua sede e para ações de prevenção | FOTO: Reprodução/Bral |

Durante os 60 dias de incêndio na Chapada Diamantina, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) recebeu R$ 77 mil em doações em sua conta bancária. O recurso arrecadado foi resultado de uma campanha realizada para custear as despesas de combate, que conseguiu angariar mais de 900 doações. Porém, o saldo da conta corrente da entidade foi acessado apenas em fevereiro deste ano, devido a uma limitação burocrática no período dos combates.

“A nossa ata de reeleição da diretoria esteve no cartório para ser registrada mais de 45 dias, enquanto não era liberada, o banco não nos permitiu nenhuma movimentação. O que dificultou as operações, mas acabou sendo positivo por um lado, pois ficamos com uma poupança e o recurso será destinado a ações de prevenção e a construção da sede”, explica o presidente da Bral, Augusto Galinares. Na ocasião dos incêndios de 2015, mesmo ano em que a prefeitura suspendeu o auxílio de 50% do valor do aluguel da sede, a falta de um local apropriado foi diagnosticado como um dos principais entraves às operações de combate coordenadas pela Bral.

Doações em espécie
A entidade também contou com dinheiro doado em espécie no período dos incêndios, no valor de R$ 5,2 mil. Desse total, destinou-se em torno de 80% para alimentação, 15% para combustível e 5% para gás de cozinha, crédito para celular e ferramentas. Porém, o custeio do combate foi possível, majoritariamente, graças aos donativos enviados por moradores de Lençóis e cidadãos das mais diversas regiões do estado e do país, como alimentos não perecíveis; refeições; lanches; água; sucos; remédios; curativos e equipamentos como lanternas; pilhas; roupas; luvas; calçados, etc.

O excedente de doações (alimento, equipamentos, EPIs, etc) foram integralmente repassados as outras brigadas municipais, igualmente comprometidas com a defesa do meio ambiente, como: Vale do Capão, Seabra, Mucugê, Campos do São João, Rumo e Baixão da Colânia (Itaetê). “Para se ter uma ideia da importância das doações e da mobilização popular, apesar de todas as dificuldades, conseguimos que todos os focos de incêndios localizados dentro do parque fossem debelados antes das chuvas de janeiro”, afirma Diego Serrano, representante da Bral no conselho municipal de meio ambiente. As informações são da Bral.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas