Para este período que inclui o final de semana prolongado devido ao feriado da Semana Santa, não estão previstas mudanças expressivas nas condições do tempo na Bahia, ou seja, a massa de ar quente e seco continua atuando na maior parte do Estado, mantendo a nebulosidade e as chuvas reduzidas. Assim, a Chapada Diamantina, Sudoeste e setor centro-sul do São Francisco são as regiões onde esse sistema atua com mais intensidade, deixando o céu parcialmente nublado a claro com poucas chances de chuvas. Essa condição de pouca nebulosidade contribui para a elevação das temperaturas, com máximas podendo chegar aos 35°C. Já temperaturas mais amenas ainda são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.
Mesmo com o predomínio dessa massa de ar, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas fracas e em áreas isoladas das regiões Recôncavo, Nordeste, Sul, Norte, Oeste e setor norte do São Francisco, sendo estas mais frequentes no final da tarde e durante a noite. Para Salvador e região metropolitana, esse feriadão será de tempo quente, com temperaturas elevadas, variando entre mínimas de 24°C e máximas de até 33°C. As poucas chuvas previstas serão influenciadas, principalmente, pelos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico.
Leia também:
Chapada Diamantina se destaca entre as opções para viagens na Semana Santa
Maré
Para o período entre os dias 24 e 27, a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 04h e 06h e entre às 16h e 18h, com valores variando de 1,9 e 3,0 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 10h e 12h e entre às 22h e 00h, com valores variando de 0,2 a 0,5 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.
Índice de Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), previstos dias 24 e 27, deverão variar entre 12 e 13. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos. As informações são do Inema.