A divulgação na internet da capa da revista Veja dessa semana, com uma foto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e dizeres afirmando haver um plano secreto de fuga dele para a Itália, causou rebuliço na rede. É que logo após essa publicação, a embaixada italiana no Brasil desmentiu a suposta conversa sobre um possível asilo político no país entre o embaixador italiano, Raffaele Trombetta, e Lula em Brasília.
Em um comunicado oficial enviado à principal agência de notícias italiana, a Ansa, a embaixada desmentiu os fatos relatados pela revista. “As informações referentes ao evento ocorrido na embaixada e às supostas conversas do embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas”, anunciou a sede diplomática italiana no Brasil.
O comunicado oficial também esclareceu que, quando foi procurado pela “Veja” para se pronunciar sobre o assunto por telefone, o chefe de gabinete de Trombetta, Alberto La Bella, disse que “não queria comentar fatos que, no que tange à embaixada, eram e são totalmente inexistentes”. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.