Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê desponta no turismo ecológico e suas belezas conquistam visitantes

foto67
A Cachoeira dos Funis é uma das opções de banho na região | FOTO: Reprodução/Caiã Pires |

O município de Mucugê guarda, em seus limites, atrações naturais de beleza ímpar e que estão ao alcance de qualquer pessoa com disposição para banho de cachoeiras, prática de rapel, passeios de bicicleta e até visitas a museu. No Parque Municipal de Mucugê está instalado o Projeto Sempre-Viva para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima.

Projeto Sempre-Viva reúne espécies ameaçadas de extinção | FOTO: Reprodução/Thais Albuquerque |

O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Em apenas um roteiro é possível visitar os três atrativos. O primeiro é a Cachoeira dos Funis. Em seguida, percorre-se o Cânion das Sete Quedas d’água, e por último, chega-se à Cachoeira das Andorinhas, que oferece hidromassagem natural. No Parque também é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa.

Em Mucugê, um grande lago é conhecido como ‘Mar de Espanha’ | Reprodução/Thalisson Ribeiro |

Em um antigo garimpo com suas antigas habitações ficam situados atrativos também interessantes. O acesso é realizado de carro ou bicicleta até as margens do Mar de Espanha, um grande lago, onde é possível fazer a primeira parada para contemplação e banho de rio. Depois, segue-se por uma trilha até a Cachoeira da Sibéria, com vários poços para banho.

No município também está localizada a Cachoeira do Cardoso, queda d’água de poucos metros que forma um agradável poço para banho e reserva um lugar aconchegante para descanso e contemplação. De acesso fácil e próximo à cidade, é um passeio recomendado para todas as idades. No caminho, o visitante pode apreciar as vistas para os vales dos rios Mucugê e Cumbucas. Com informações do Guia Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas