Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia tem dois decretos de interesse social com retomada da reforma agrária

foto67
Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira | FOTO: Meramente Ilustrativa/Jovem do Campo |

A reforma agrária e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão retomados pelo Governo Federal. É o que garantiu o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias em reunião com o superintendente regional do Incra na Bahia, Luiz Gugé, e oito lideranças de trabalhadores rurais baianos, na última sexta-feira (1), em Brasília (DF). No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de interesse social que destinou 34 mil hectares para a criação novos assentamentos. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (4).

Desse total, 5,4 mil hectares são para a implantação de duas áreas de reforma agrária na Bahia, sendo uma em Iramaia, na Chapada Diamantina, e outra, em Porto Seguro, no Extremo Sul. Ambas irão beneficiar 160 famílias de trabalhadores rurais. A área de Porto Seguro se trata da Fazenda Cerro Azul, imóvel rural emblemático para a reforma agrária da região. E em Iramaia, será desapropriada a Fazenda Curitiba.

Reunião
Após o encontro com o ministro da pasta do MDA, a reunião foi conduzida pela presidente do Incra Maria Lúcia Falcón. Estiveram presentes técnicos do Incra e as lideranças da Pastoral Rural, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Movimento pelo Teto e Terra (MPTT), Movimentos dos Acampados, Assentados e Quilombolas (Ceta), Polo de Unidade Camponesa (PUC), Via do Trabalho e Movimento Teia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas