Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Profuncionário’ forma mais de 70 educadores no campus do Ifba de Seabra

“Checker News” era um dos 57 projetos que disputavam a categoria | FOTO: Marivaldo Oliveira |

foto67
Nesta sexta será a vez dos formandos das turmas de alimentação e secretariado escolar receberem o certificado de conclusão de curso | FOTO: Marivaldo Oliveira |

A primeira formatura do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário) do Campus Seabra do Instituto Federal da Bahia (Ifba), na Chapada Diamantina, acontece nessa e na próxima semana. Foram capacitados mais de 70 profissionais da educação básica durante esse período. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Profuncionário oferece cursos semipresenciais com duração de dois anos. Os estudantes são acompanhados por tutores a distância e de forma presencial. Ao todo foram ofertadas quatro formações, voltadas para serviços de apoio escolar: secretariado, alimentação, multimeios didáticos e infraestrutura.

Segundo Rui Carigé, analista de tecnologia da informação do Ifba e coordenador do programa em Seabra, é preciso apoiar uma política de valorização desses profissionais. “Eles são alunos regulares do nosso Instituto como os demais, participando, inclusive, da assistência estudantil. São integrantes de todo o processo educacional e, como tal, devem contribuir com os debates acadêmicos, o que agrega valor para a sua formação cidadã”, declara.

Para Davina Ribeiro, integrante da turma de infraestrutura escolar, formada em letras e professora da Escola Municipal Paulo Freire na educação de jovens e adultos (EJA), participar do Profuncionário contribuiu com a rotina escolar. “Tinha curiosidade de saber como funciona a infraestrutura de uma instituição de ensino. No meu dia a dia, comecei a identificar os erros e as melhorias necessárias: iluminação, disposição das cadeiras, relacionamento interpessoal com os demais funcionários. Já me reuni com o diretor da escola para propor mudanças”, comenta.

Segundo ela, o maior desafio, principalmente para alguns colegas, foi se acostumar com a modalidade semipresencial. “Dependemos da internet, que nem sempre funciona como precisamos, para enviar trabalhos e fazer pesquisas. Ainda pretendo fazer a graduação de pedagogia, pois o meu foco é sala de aula”, conclui.

Cronograma
Nesta sexta-feira (8) será a vez dos formandos das turmas de alimentação e secretariado escolar receberem o certificado de conclusão de curso. Na semana seguinte, dia 14 (quinta-feira), os concluintes de infraestrutura escolar e multimeios didáticos participarão da solenidade, que acontecerá no auditório do campus, às 19h. Com informações da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas